Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sindicatos se reuniram nesta terça (5/7) para debater OSs; SindSaúde acusa: 'O que estão fazendo é um aborto do SUS'

Quarta, 6 de julho de 2016
Uma assembleia geral será realizava no estacionamento da UPA de Ceilândia (HRC), em 2/8, às 9 horas
=============
Do SindSaúde
Sindicatos se reúnem para debater OSs
O repúdio à implantação das organizações sociais é unanimidade entre as entidades sindicais ligadas à Saúde. Diretores de diversos sindicatos reuniram-se na tarde desta terça-feira (5) para traçar estratégias contra as OSs. Os sindicalistas esperam conscientizar servidores e população sobre a ineficácia do modelo, que coleciona péssimos exemplos de mau funcionamento e, nos casos mais graves, desvio de recursos públicos nos demais estados do país onde foram instaladas.

Cobrança de fatura
A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, alertou os demais diretores que é preciso analisar o que está por trás da implantação. “O grande viés é qual a intenção de se entregar a Saúde às OSs. Isso não passa de pagamento de uma dívida. Temos que defender o serviço público e não um cabide de empregos”, disse. A falta de investimento na atenção primária, que será a porta de entrada das organizações sociais, foi amplamente criticada. “Nunca foi investido e propositadamente. Não adianta se mudar para uma casa que está com menos de 30%  de área construída. O mesmo ocorre com a atenção primária.  Não dá pra condenar um modelo que não foi implementado em sua totalidade”, avaliou.

Para Marli é necessário destrinchar todas as justificativas do governo e apresentar as reais condições. “Usam o Hospital da Criança como exemplo, mas lá estão os que já foram acolhidos. Infelizmente não são todos que entram. Temos que falar é dos excluídos. O que estão fazendo é um aborto do SUS”, lamentou.

Definições
Ao fim da reunião, foram definidas cinco comissões, Financeira, Jurídica, de Comunicação, de Frente Parlamentar e de Frente Popular, para tratar dos próximos passos do movimento unificado.

Na quinta-feira (7), às 15h, a Comissão de Frente Parlamentar se reunirá com a presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Celina Leão, para entregar uma proposta unificada. As demais comissões se reunirão nos sindicatos. Na próxima semana, o grupo todo tem novo encontro.

Uma assembleia geral será realizava no estacionamento da UPA de Ceilândia (HRC), em 2/8, às 9h.