Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 11 de janeiro de 2014

Ô, Bahia! Um pôr do sol de tirar o fôlego

Sábado, 11 de janeiro de 2014
Da Tribuna da Bahia
Foto: Max Haack
O sol no Porto da Barra, no final da tarde
O sol no Porto da Barra, no final da tarde

Aproveitar as riquezas naturais da primeira capital do Brasil, como o sol que brilha o ano todo, é um programa que já faz parte da agenda daqueles que apreciam a natureza, contemplação e diversão ao ar livre. Um dos atrativos de Salvador, não apenas durante o verão, o pôr do sol já virou point em várias localidades da cidade. Em qualquer uma das estações, é fácil ver soteropolitanos e turistas nos calçadões da orla da Barra, da Ribeira, de Humaitá e no Rio Vermelho se deslumbrando e aplaudindo este que é um verdadeiro espetáculo da natureza.

Na Barra, as praias do Farol e do Porto, além do Morro do Cristo, são as escolhas de muitos baianos e também turistas. No Porto da Barra, é possível aplaudir o crepúsculo na companhia dos demais banhistas, que não cansam de admirar a cena. O mineiro Vandeir Júnior sempre passa o verão na cidade e afirma que o pôr do sol visto do Farol é o mais marcante e revigorante para ele. O administrador, que já se considera um cidadão soteropolitano, também aprecia a vista da Ponta do Humaitá e, no Rio Vermelho, a área próxima à casa de Iemanjá.
Pôr do sol
Fotos: Max Haack

Já o modelo baiano Ramirez Allender, que atualmente mora em São Paulo, gosta de apreciar a vista do Solar do Unhão. “Sou mais turista do que tudo na minha cidade, e sempre que estou aqui não posso deixar de visitar ao menos um desses lugares”, afirmou Allender, que não perde um verão em Salvador. Uma dica bacana é aproveitar o local aos sábados, e emendar o entardecer ao Jam no Mam, projeto musical que acontece há mais de 12 anos.

Todos esses locais ficam às margens da Baía de Todos os Santos, o que favorece um espetáculo ainda mais bonito nos diferentes pontos de observação. A baía, segunda maior do mundo, ganhou este nome após ser descoberta por uma expedição feita na região a mando de Pedro Álvares Cabral, em 1º de novembro de 1501.

O interessante é poder aproveitar os diferentes locais em pontos estratégicos da cidade. Basta escolher o que mais agrada aos olhos e curtir.