Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 17 de junho de 2017

O desespero bate à porta de Rollemberg

Sábado, 17 de junho de 2017
Do Blog do Sombra
O desespero bate à porta de Rollemberg
O (des)Governado Rollemberg, engatilhou a sua metralhadora giratória contra os sindicatos da saúde e os seus representados
Por Marli Rodrigues, SindSaúde Foto: Reprodução/Divulgação/ Wilson Dias/ Agência Brasil
O (des)Governado Rollemberg, engatilhou a sua metralhadora giratória contra os sindicatos da saúde e os seus representados, na manhã de ontem (16), numa solenidade pública de entrega de escrituras, no sol nascente, disparando uma saraivada de mentiras, para uma claque de comissionados e aspones, que aplaudiram freneticamente o seu dono.

O povo ali presente, em quantidade ínfima, estavam mais preocupados em receber suas escrituras do que falar sobre algo que muito deles não compreendem, que é a TERCEIRIZAÇÃO da saúde pública.

Usar palanque político, onde está sendo oferecido algum tipo de benefício é fácil. A plateia é receptiva. Queremos ver Rollemberg soltar a sua retórica num pronto socorro público; numa UPA ou no próprio Hospital de Base.

Queremos ver essa verborragia, cara a cara com os pacientes e os operadores da saúde. Queremos ver se vai convencê-los que o PL 1486/2017, que o transforma o Hospital de Base em Instituto, quarteirizando o atendimento é a solução ideal.

Todos sabemos que pagará os seus "parceiros", contratos a peso de ouro e pretende contratar mão-de-obra, com salário escravo.

Fala-se muito em DESCENTRALIZAÇÃO da gestão e, para isso, omitem o fato de que, muitos serviços já são terceirizados e o atendimento NÃO melhorou. Ao contrário!

Tínhamos há poucos anos, serviços de excelência na oncologia, nefrologia e cardiologia no Hospital de Base.

Aos poucos e na surdina, foram feitos convênios milionários com clínicas de oncologia, nefrologia (para realização de hemodiálise) e com o ICDF (antigo Incor). Ao mesmo tempo, ficamos com profissionais de ponta em cirurgia cardíaca desmotivados e sem campo para atuação. Assim como na Nefrologia e Oncologia e etc.

E como estão as filas de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia e cirurgias do coração na SES? Enormes.

Pacientes morrendo pelo descaso do secretário que terceiriza esses serviços, com o argumento de melhorar o atendimento, dando celeridade aos tratamentos. Mais uma mentira deslavada.

O caos aumentou. Os óbitos pela desassistência também. E, ninguém tem coragem de falar para a população que isso vem ocorrendo porque, de quando em vez, os atendimentos são SUSPENSOS por falta de pagamento.

É isso que vai acontecer no Hospital de Base. Só que agora, em vez de morrer somente os pacientes com câncer, nefropatas e cardíacos, todas as especialidades serão atingidas. A hora que acabar o dinheiro, acaba a assistência. Alguém quer arriscar, com um governo notoriamente "caloteiro"?

Não há mágica. E o povo NÃO é burro! Se não há dinheiro para pagar os fornecedores no modelo atual, o que mudará com o novo? A simples mudança de nome fará brotar dinheiro para a saúde?

Ninguém é tolo, governador! O povo já sabe qual a sua intenção. E também a dos deputados que estão defendendo essa idéia. Não estão pensando no paciente.

Acha que a rejeição ao seu governo, apontada em todas as pesquisas, sendo que a última aponta quase 100%, é culpa dos sindicatos?

Discursinhos pautados na mentira, aplaudida por seus apoiadores não vai reverter esse quadro. É melhor começar a trabalhar com seriedade e eficiência. Deve achar que o bom de ter uma rejeição em sua totalidade é que não tem mais como piorar, né? Errado. Se continuar nesse caminho torto, pode ser o terceiro governador do DF, a ser preso.

Essa baixa popularidade é culpa sua e dos seus comandados, tanto no executivo, quanto no legislativo, por sabotarem as prioridades que a sociedade necessita em detrimento dos interesses de seus "amiguinhos" e financiadores de campanha.

Sabemos que você é LEAL ao seu grupo. Aliás, parece que até a Polícia Federal (PF) anda desconfiando.

Vossa Excelência age como um déspota, tentando massacrar com seu poderio, os que lhe opõem e enfrentam.

Mas, isso não assusta sindicalista e servidor da saúde. Estamos acostumados a enfrentar a MORTE em nosso labor diário e vencê-la, muitas vezes, apesar das adversidades. Não será um filhinho de papai birrento e descompensado que irá nos tirar de nosso eixo.

Quando precisou de apoio para ser senador e governador, achou nosso apoio qualificado e importante.

Hoje, com sua máscara no chão, tenta nos denegrir e jogar a população contra a gente. E, mais ainda, tenta "separar" "Sindicatos" de "Servidores". Bem se vê que não conhece nada sobre os guerreiros da saúde. As entidades encamparam a luta deliberada pela categoria. Estamos juntos & misturados!

A verdade virá à tona. A sua real intenção será desnudada. Os seus financiadores de campanha podem ser os próximos a fazer delação premiada. E aí, a jiripoca vai piar para o seu lado!

Temos visto que seu esquema é forte. A ponto de um promotor de Justiça, defender, apaixonadamente, essa indecência de projeto do Instituto Hospital de Base, contrariando todos os outros promotores e procuradores que vêem com muita preocupação essa medida.

A mídia lhe favorece de modo escancarado, vendendo ilusões e sonhos, à população incauta. Mas, eles serão os primeiros a denunciar os desvios e a corrupção. Isso nos consola.

Concordamos em um ponto central: a saúde não pode mais continuar como está.

E, existe sim uma solução viável, legal e justa. Temos um modelo de sucesso, funcionando no DF e que é totalmente descentralizado: a FUNDAÇÃO HEMOCENTRO.

Porque não adotar o mesmo modelo para as unidades de saúde? É isso que o CSDF aprovou em consonância com a 9° conferência de saúde, ou seja, uma gestão descentralizada e totalmente pública.

É isso o que defendemos. O SUS é a maior conquista do povo brasileiro e não podemos aceitar e ser coniventes com governantes aventureiros, de um mandato só, desmontar o que levou anos para ser construído.

Estaremos no embate em defesa da saúde pública, até nosso último suspiro.

Temos consciência que seus "benfeitores" estão cobrando a fatura, mas, não seremos omissos assistindo o comércio de vidas, vendendo o HBDF.

O SINDSAÚDE​ passou por vários confrontos ao longo de sua existência.

Principalmente contra gestores e governos ditos de "direita". Causa-nos profundo constrangimento que, um governador, eleito sob a bandeira (dita) socialista, que sempre foi aliado dos partidos de esquerda, nascedouro dos movimentos sociais e sindicais, tenha se transformado em nosso pior algoz. A mão pesada, cruel e ao mesmo tempo, incompetente desse socialista deixará uma marca indelével em nossas lembranças.

ROLLEMBERG, nunca mais!

Mas, enquanto estiver por aí, enquanto as delações não lhe alcançam, estaremos aqui, para lhe dizer: