Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 16 de maio de 2017

A delação de Sérgio Cabral; A corrupção na JBS

Terça, 16 de maio de 2017
Da Tribuna da Imprensa Sindical
Helio Fernandes

Exatamente há 42 dias, revelei: de dentro da Bangu 8, o ex-governador faz intenso movimento para ser libertado. RÉU por 7 vezes, admite fazer delação, mas quer ser libertado, dentro da "jurisprudência" Gilmar Mendes. Que já beneficiou o seu principal cúmplice, Eike Batista.

Os alvos deixados entrever por serginho, são membros da Justiça e da Alerj, de preferência seu presidente. O obstáculo identificado imediatamente: Marcelo Brettas, juiz da Vara à qual o processo está apenso. Já disse várias vezes: Brettas é mais duro do que o próprio Moro. Reconhecendo isso, o trabalho inicial de serginho é o de remover o juiz, por transferência simples ou por promoção.

Apesar da importância que tem com a Justiça, Serginho não conseguiu transferir o juiz. Voltou-se então para a segunda hipótese que aventei: a promoção.  E essa vai caminhando com sucesso, Brettas não pode recusar.

Já existem três nomes "falados" para ocupar a vaga de Brettas. Todos compreensivos, e que concordariam com o desenvolvimento do projeto. Na situação do Brasil, hoje, nada surpreendente. Eu não poderia inventar uma hipótese que caminha para se transformar em fato rigorosamente verdadeiro.

A CORRUPÇÃO DA JBS

O BNDES foi sempre uma fonte inesgotável de bandalheiras, em todos os governos, favorecendo os bens relacionados. Agora descobrem que a JBS, que foi considerada a maior empresa brasileira, deu prejuízos fantásticos ao banco, com diversos presidentes. Notificados de que eram acusados de terem se servido voluptuosamente  dos recursos do banco, se apresentaram para se justificar.

Afirmações pessoais: "Temos como orientação, o respeito à dignidade, à honra, à moral e à ética". Que desfaçatez. Vou citar três fatos que desmoralizam ainda mais essa JBS, e desacreditam sua defesa.

1- Assaltaram os 4 maiores Fundos Estatais: Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica, Petrobras. Descobertos, um dos irmãos Batista foi preso, só ficou 3 dias. Depositou 1 BILHÃO, 320 MILHÕES, para compensar prejuízos. Acontece que o assalto, é vàrias vezes maior. Afirmação contraditória: o processo CONTINUA, apesar de ENGAVETADO. 2- NO processo e na investigação da "carne é fraca", foram os mais responsabilizados, e os mais punidos, pelas bandalheiras que cometiam.

3-São envolvidíssimos com as DOAÇÕES de campanhas presidenciais. Só em 2014, DOARAM mais de 400 milhões para vários partidos. Denunciei na época, revelando que o próprio Temer esteve lá, negociando e recebendo. (Foi na ida lá, que conheceu Meirelles, na época era vice. Mas isso é outra historia, embora desabonadora). Quanto à JBS, o BNDES não pode ESQUECER.