Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 29 de março de 2018

Parabéns, Salvador!!!! 468 aninhos!!!!! Aninha Franco em Amor Reencarnado, Um Texto de Amor Para a Baía, em 29 de Março de todas as reencarnações

Quinta, 29 de março de 2018

Por
Aninha Francoautora teatral e cronista 
Parabéns, Salvador!!!!
468 aninhos!!!!!
Através de um acerto pessoal com Deus, nasci na Baía nas minhas últimas seis encarnações. Na primeira, lá pelos idos de 1333, fui o índio Jyyba, aprisionei e comi dezenas de inimigos moqueados até virar y¨Juca pirama para engordar de virtudes a tribo dos terríveis axé lelês. Renasci órfã e pobre em Lisboa, mas me naturalizei baiana quando cheguei em Salvador, em 1556, e me casei com um degredado que me espancava dia sim,dia não.Nessa encarnação tomei gosto pelos temas polêmicos por toda a eternidade.

Morri de parto e renasci cem anos depois, negra,graças a um acordo extra com Deus, e com 12 dias de nascida fugi com meus pais para o quilombo dos Palmares onde aprendi a plantar, atirar e conhecer as veredas da liberdade que são as veredas da salvação, e quando voltei para a Baía , porque nunca suportei ficar longe dela em nenhuma encarnação, implantei dezenas de quilombos , fiz revoltas e criei o sarapatel com os restos que os senhores atiravam nas senzalas por onde eu me permiti passar de quando em vez. Morri de velha, apesar do chicote e,mais uma vez,acertei com Deus nascer na Baía e ele, curiosíssimo dessa ligação, me fez nascer em Monte Santo, sertaneja, aperreada, nem aí pro bem e pro mal, tanto que quando os moradores de Canudos me chamaram para brigar com os soldados que chegavam lá aos montes , eu adorei,e lutei até morrer com um tiro no meio da testa que transformou meus miolos em picadinho, o que foi ótimo para minha próxima encarnação.

Porque menos de 100 anos depois, Deus, exausto de mim, me mandou outra vez à Baía para nascer artista, encantada mais uma vez com essa terra tão jovem e tão velha, com essa casa sem portas de portas tão trancadas, com essa gente estranha que nunca nasce e estreia, com esse bando de inventores de ritmos e religiões e razões de existir . 


E é sempre maravilhoso como das outras vezes, tanto que vivo mandando e-mails pra Deus , que não responde, pedindo que mais uma vez, quando eu me for, que eu volte pra essa terra onde o céu tem tantos azuis, a terra tantos cheiros , e onde o sol nunca se põe.

REENCARNAÇÕES, ANINHA FRANCO, 1999 
Imagens, Carybé

Fonte: https://www.fashyas.com/BR/Salvador/324473717665646/Loja-Oropa-Fran%C3%A7a-Bahia