Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O IBGE desmistifica os número, o desemprego do povo é maior, desemprego de Dona Dilma assustador

Quarta, 22 de janeiro de 2014

Helio Fernandes
Sempre desconfiei desses dados “revelados”, “propagados” e “projetados” pelos governos. Todos eles. Mas nunca foram tão falsos e quase pejorativos quanto agora. Na matéria de emprego, o poste que Lula impingiu ao país, chega quase ao pleno emprego. Sempre protestei por não darem números efetivos, se refugiarem em percentagens meio cabalísticas.

Dizem que da população ativa, 7,4% estão desempregados. 7,4% de quê? Se colocarmos na hipótese mais favorável para os governos, uma força ativa de trabalhadores de 70 milhões, o mínimo dos mínimos para uma população de 200 milhões de pessoas, os sem trabalho chegarão a 5 milhões. 7,4% de 70 milhões, chega a esse total. Por que não decodificam os dados, transformando as percentagens em pessoas?

60 milhões não procuram emprego

É evidente que o IBGE, com seu prestígio intocado e inabalável botou ordem na casa. Do cálculo não só do desemprego, mas também da realidade da inflação, do crescimento (?) do PIB, e mais do que tudo: da parte da população que mais procura emprego. O IBGE não avalia os que estão “acomodados” por causa dos benefícios do “bolsa-família”.

O IBGE e o “superávit primário”

Se pudesse, o Instituto oficial de maior credibilidade do Brasil, mostraria que com o último aumento dos juros, e com a “dívida”, em mais de 2 TRILHÕES, 120 BILHÕES, o Brasil todo paga imposto para amortizar essa dívida.

Já chamei a atenção muitas vezes: para AMORTIZAR a dívida e não para PAGÁ-LA. E 38 por cento dessa dívida é devida a estrangeiros que nem sabem onde fica o Brasil.

Mas se dão muito bem com as agências que fazem pressão para desqualificar o Brasil. E depois da eleição presidencial deste 2014, ficará tudo igual, o razoável seria dizer que naturalmente tende a piorar. Que República, em que Dona Dilma é considerada invencível.

Dona Marta perde os direitos por 3 anos. A partir de quando?

Sua carreira patrocinada inicialmente pelo sobrenome, foi atingindo pontos nunca dantes imaginados. Chegou a se eleger prefeita de São Paulo, fez carreira sem títulos e sem troféus. Foi para a reeleição e mesmo estando no cargo, derrotadíssima. Não se conformou, outra candidatura, mais decepção.

Nessa terceira hipótese o apoio implorado do próprio Maluf, proibido de viajar para 198 países. A candidatura de Dona Suplicy, “viajou” sozinha. Não apoiou o poste de Lula, Haddad, ganhou um ministério, o da Cultura. Antes disputou uma vaga no senado, sem chance.

Acontece que os dois favoritos, Tuma, exercendo o mandato e Orestes Quércia, governador em 1986. Os dois favoritíssimos, morreram durante a campanha, a vaga sobrou para ela. Perguntinha ingênua, inocente, inútil: agora, com os direitos políticos suspensos, pode continuar Ministra ou reassumir no Senado? No Brasil pode tudo.

Campos espera o quinto filho, e a primeira candidatura

Estes dois próximos meses tumulto para o governador de Pernambuco. Tempos incertos, esperados, mas sempre de sofrimento, embora felizes e positivos. O Brasil nunca teve um presidenciável esperando ser pai mais uma vez, mas não pai da pátria, como gostaria.

Junto, um pouco antes ou depois, a desincompatibilização, para que chegue ao segundo turno de uma campanha que nem ele mesmo sabe se começa. E o fim então, esse imprevisível, tudo possível, mas contra a própria ambição.

PS – Nos arraiais de Pernambuco muitas dúvidas. Marina será vice? Campos terá cacife para chegar até outubro?

PS2 – Agora, Campos e Aécio, apregoam que pretendem o segundo turno. Em 2014 ou 2018?

PS3 – Se Campos chegar à presidente, (não chegará, pelo menos agora) que cargo ocupará sua mãe?

PS4 - Moveu o mundo para fazê-la Ministra. Não precisando pedir a ninguém, qual será o limite da ambição filial ou maternal?

Caixa Econômica nas manchetes

Sem dúvida o maior anunciante oficial, superando até mesmo a Petrobras, a Caixa agora é notícia, pela imprudência, incompetência e fraude. E também por corrupção do mais alto valor. No primeiro caso, a Caixa se apropriou de contas não movimentadas e colocou no próprio balanço, como lucro.

Foram mais de 400 milhões, “não sabíamos de nada”, o refrão repetido pelos “responsáveis”.

Agora, na agência de Tocantins, o gerente forjou um “ganhador da mega-sena que não houve”, deu como valor a essa falsificação, quase 100 milhões, depositados na própria agência.

Sem qualquer ganância, o gerente dividiu o dinheiro entre vários cúmplices. Como tudo acaba descoberto, “adivinhem” a desculpa do gerente já preso: “Eu não sabia de nada”. Quando é que esses corruptos, confessarão e assumirão que são corruptos?

Obama desconsidera Dona Dilma     

Ao começar o segundo ano do último mandato, o presidente dos EUA, falou sobre a rumorosa questão da quebra do sigilo dos mais diversos países, todos pretensamente chamados de amigos. Os que mais fizeram estardalhaço e atingiram Obama com suas denúncias, Dona Dilma e Dona Merkel.

Quase todo o discurso de Obama no dia 20 de janeiro, a última posse como presidente, foi dedicado ao assunto. Mas só se desculpou com uma pessoa: Dona Angela Merkel. Textual: “Enquanto eu for presidente, a chanceler da Alemanha não será submetida a nenhuma quebra de privacidade”.

Ficou por aí. Nenhuma palavra sobre a presidente do Brasil. No título coloquei desapreço. Mas o que ele quis mesmo foi demonstrar desprezo.

Cabralzinho quer ceder à vaga de senador

Está em completo desespero. Previa um final de governo faustoso, ficaria até o fim, iria para a França como embaixador. Voltaria no fim de 2016, início de 2017, poderia escolher o que bem entendesse para 2018. O 6 de junho (e o “fora Cabral”), mudou todo o panorama visto da ponte.

Agora, em 2014, existe apenas uma vaga para o senado. Serginho cabralzinho filhinho, diz que será candidato. E afirma: “Saio, entrego o cargo ao vice, Pezão será mais conhecido”. E como complemento, garante: “As pesquisas omitem o nome do vice, ele está bem na frente dos adversários”.

Serginho diz que deixa o governo para fortalecer o vice. Não é nada disso. Tem que se desincompatibilizar para o filho poder se eleger deputado. Por enquanto, Pezão não está nas cogitações, vem atrás até de Cesar Maia, que não tem chance alguma.

Dornelles não quer se reeleger, os candidatos mais fortes pedem que seja seu vice

Poderia continuar no senado, não quer disputar com cabralzinho, por causa de laços suposta e remotamente familiares. Mas estuda a possibilidade de ser vice. Só que ouve todo mundo, deixa o tempo passar, só se decidirá na hora exata. Exata para ele e não para os três candidatos com chances de chegarem ao Palácio Guanabara.

A CBF tenta “comprar” a Portuguesa, para ficar na B  

O Ministério Público, que entrou na questão do não rebaixamento de forma fulminante, precisa completar o trabalho. O órgão que comanda o futebol através de um servo, submisso e subserviente à ditadura, se chama José Maria Marin. Sabendo que não terá sucesso em prejudicar a Portuguesa, oferece dinheiro para silenciá-la e aquietá-la.

Marin e a CBF podem ser indiciados

O Ministério Público pode indiciar a CBF por tentativa de suborno, corrupção ativa, prejuízos morais e materiais, e formação de quadrilha. Como Marin responde pela CBF, o indiciado, acusado, culpado e condenado, deve ser o seu presidente. Esperamos que aconteça o que já deveria ter acontecido: José Maria Marin expulso da CBF e responsabilizado criminalmente