Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Terceirizar a saúde é a meta do GDF

Sexta, 2 de junho de 2017
Do SindSaúde


Terceirização indireta?

Por Jurana Lopes
Contrato com clínicas credencias é a forma que GDF encontrou para terceirizar aos poucos a saúde pública do DF. Nesta semana, foi a vez de contratar serviços de oftalmologia

Aos poucos e de maneira discreta, o Governo do Distrito Federal tem terceirizado cada vez mais a saúde pública ofertada no DF. Ao invés de diminuir a quantidade de clínicas e serviços credenciados, investir na saúde pública e ampliar o atendimento, a cada nova resolução, o GDF aumenta o número de clínicas credenciadas. Ou seja, uma terceirização indireta do sistema.

“Por que, ao invés de melhorar os serviços ofertados na rede pública, o GDF prefere pagar mais caro para a iniciativa privada gerenciar e oferecer os tratamentos? Isso dá margem para que ocorram diversas fraudes nesses contratos e que ganhem somente aquelas empresas indicadas pelos amigos do Rollemberg”, denuncia a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.
Na última terça-feira (30/5), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Resolução n°484, de 16/5/17, que permite o credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços médico oftalmológicos. Outras áreas como, cardiologia, nefrologia, patologia e radiologia já passaram pelo mesmo processo.

A prestação de serviços na área de oftalmologia reascende o debate sobre a forma como a ampliação dos atendimentos têm sido feito. O governo nada faz para recuperar a rede pública. Aos poucos, terceiriza cada vez mais os serviços.

Essa é uma prática que vem desde outras gestões. Além disso, é acompanhada de diversas irregularidades nos contratos celebrados entre governo e empresas.

O SindSaúde já denunciou inúmeras situações envolvendo gastos absurdos e a aditivos sem fim. Ou seja, a prestadora de serviço começa ganhando um valor e com o passar do tempo, logo está lucrando duas ou três vezes mais.