Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 9 de maio de 2019

A repulsa ao poder do capitão chegou às ruas

Quinta, 9 de maio de 2019
Por
Helio Fernandes*

As arbitrariedades do governo, (desgoverno) no setor universitário, motivaram e mobilizaram manifestações populares. Aproveitando que Bolsonaro compareceu a uma solenidade na Escola Militar, centenas de estudantes ficaram em frente protestando aos berros, (mas em ordem) contra o descalabro que o capitão vem praticando contra a Educação e a Cultura.

Pontos que ganharam mais força no protesto coletivo.

1- Fim do ensino de Filosofia e Sociologia, fundamentais, fontes de conhecimento geral.

2- Corte de 30% no orçamento das Universidades. Elas precisam de aumento e não de redução.

3- Escolha dos Ministros da Educação com mais respeito pela competência e credibilidade.

4- Em pouco mais de 4 meses no Planalto, está no segundo Ministro. Ambos desprezíveis.

5- O primeiro cometeu tantos erro, que foi repudiado por quem o indicou, Olavo de Carvalho.

6- Foi substituído por um economista, que jamais ocupou cargos no setor de Educação.

7- Sua primeira afirmação: "Os comunistas controlam bancos e TODOS os órgãos de comunicação".


CAPITÃO VAI AOS EUA, MAS FOGE DE NY, PREFERE O TEXAS


Pela primeira vez na Hist'ria do Brasil, um prefeito de NY, agride, despreza, achincalha e insulta um presidente da República e fica sem resposta. Além do silencio verbal, a fuga física e pessoal, deixando de receber o prêmio e a "homenagem", que para ele seria assim, pejorativamente entre aspas.

Mas considerando que isso representa acintoso ostracismo, decidiu inventar festejo e reverência para ele mesmo. Assim, na quarta feira dia 15, estará sendo recebido para um jantar nos EUA, bem longe de NY.

Será em Dallas, Texas, vai num dia, janta, volta imediatamente. Pode aprender História, rever o local onde o Presidente Kennedy foi assassinado em 1963. Se é que ele sabe quem foi Kennedy.

POLICIAIS FUZILARAM (assassinaram) 8 BANDIDOS NO COMPLEXO DA MARÉ

Os responsáveis mais do que diretos: Bolsonaro e Sergio Moro. Fizeram intensa campanha para que os policiais se considerassem 007, "com direito de matar". Chegaram a garantir: "Policial que matar um bandido, não será condenado e sim condecorado".

Na Maré os bandidos não viram nem de onde partiam os tiros.

Nem tiveram direito de defesa. O mesmo que aconteceu com um carro de passageiros, atingido por 81 tiros, disparados por  militares do Exército, que ficarão impunes, apesar dos 2 mortos.

Exatamente há 50 anos, a policia matou 1 bandido, apenas 1, grande polêmica. Era conhecido como "Cara de Cavalo", fizeram uma frase que dura até hoje: "Bandido bom, é bandido morto". O contrário pode ser perigoso para a coletividade. Mas a impunidade como recompensa pela criminalidade não pode ser a regra.

CONCORDÂNCIA COM MILITARES

Não fiquem aborrecidos ou irritados por torcer para militares. O Exército sempre esteve dividido. Em 37, no "estado novo", e depois em 64, a conspiração esteve longe da unanimidade. Só que quem divergia ou discordava dos generais, era perseguido, preso, passado para a reserva, sem direito de defesa.

Completando e complementando. Mas existiam generais  "legalistas e democratas"  que respeitavam a Constituição e o resultado das eleições.

Quando Juscelino foi eleito, um grupo de militares golpistas não queria empossá-lo. Os generais Lott e Denys não concordaram, organizaram oposição ao golpe, garantiram a posse do candidato eleito.

JK viajou 30 dias pelo mundo, voltou, governou os 5 anos do mandato.

TRANQUILIDADE NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A Comissão Especial estava praticamente vazia e com uma calma absoluta. Exatamente o contrário do tumulto ocorrido na ultima, na Comissão de Constituição. Depois de 10 horas praticamente de insultos de parte a parte, a sessão foi interrompida sem ser encerrada.

Ontem a perda de tempo e de oportunidade se dava por 2 motivos.

1- O debate era num local, em outro, no plenário a votação. Como era voto NOMINAL, os deputados tinham que estar lá.

2- Já ninguém mais aguenta ou suporta a repetição lugar comum do ministro Guedes: "A velha aposentadoria foi explodida". É pelo menos a décima vez que repete o improvável, ou melhor, impossível. O grande problema nem é a  aprovação, e sim esperar 10 anos, pela economia de 1 trilhão que não será alcançada.

TEMER VOLTA PARA A PRISÃO

O MP pediu e o juiz do Rio determinou que o ex-presidente corrupto e usurpador, volte para a prisão. Junto com o parceiro, sócio e cúmplice, coronel Lima. Devia ter sido preso ontem. Mas seus advogados pediram que ele se entregasse hoje, sem estardalhaço. Concedido.

Mas deve ficar preso até decisão final. E não apenas por 4 dias, como na semana passada.

*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser reproduzida citado o autor.