Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Num país dominado por crises e contradições lideradas pelo próprio capitão, a grande atração é o Habeas Corpus do ex-presidente corrupto e usurpador

Segunda, 13 de maio de 2019
Por
Helio Fernandes*

O julgamento será amanhã, terça, no STJ. O pedido chegou e foi protocolado, antes mesmo de Temer ser preso. Quando ele foi preso, o HC já tinha relator e Turma designada. E o relator já se manifestava publicamente: " Não vou julgar sozinho, todos os 5 ministros da Turma, votarão".

Inédito e assustador, com precedente perigoso, que pode se repetir. Em março, Temer foi preso, 4 dias depois estava em liberdade.  O relator votou sozinho, libertou Temer.

Só que as acusações eram tão graves, que o MP pediu sua volta à cadeia, a juíza concordou,mandou prendê-lo na quinta feira.  Foi recolhido, o HC já com julgamento marcado.Temer não é um qualquer.

Chegou ao poder depois de uma conspiração parlamentar, junto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.(Que foi cassado e está preso).

As acusações são tão antigas e comprovadas, que assim que perdeu o foro privilegiado, já responde a 9 processos. Sendo réu em 6 deles. E o desvio de dinheiros públicos é tão flagrante e irrefutável, que a
própria  justiça, BLOQUEOU 32 milhões em bens do ex-presidente corrupto e usurpador.

Foi enquadrado na pratica de recebimento de propina, lavagem de dinheiro.E  diversas fontes.

A Sexta Turma do STJ, ( com o relator Antonio Saldanha) devia condenar inapelavelmente o réu. Mas as duvidas sobre o voto dos 5 ministros, deixa o país em suspense, preocupadíssimo.

PREVISÃO DO PIB 2019, ExPECTATIVA DE QUEDA, 9 VEZES SEGUIDAS

Órgãos especializados e respeitados em matéria de cálculos sobre desenvolvimento dos países, começaram janeiro, com o que poderia ser chamado de expectativa esperançada. 3 deles admitiram alta de 2,7. 

Nenhum acima disso, mas os menos otimistas não vinham abaixo de 2,4.

Com a eleição e a posse do capitão, implantou-se o tumulto, a confusão, a descrença. Nos 4 meses em que o capitão comanda (?) o espetáculo, rapidamente a queda foi se acentuando e descendo para 1,82, número admitido pelo FMI.

Os outros órgãos, (mesmo os independentes e com vida própria) seguiram o amaldiçoado e acusadíssimo FMI. Este já está prevendo alta de 1,29, derrocada total e completa. E nos quase 8 meses que ainda restam de 2019, a perspectiva é desfavorável e não favorável.

Vários fatores negativos.

1- O Capitão só cuida da nova política, usando o mesmo troca-troca de antes.

2- Considera que governar é reformar a Previdência, mistificando a comunidade.

3- Só abre exceção para inundar o país com armas, exigências dos fabricantes multinacionais.

4- Não liga para o alerta do presidente da Câmara, "a decisão das armas é inconstitucional".

5- O STF estuda a questão, e deu 5 dias ao capitão para se explicar.

A ABERTA PAIXÃO DE BOLSONARO POR ARMAS, COLOCA OS 3 PODERES EM CONFRONTO DIRETO

Não só Executivo, Legislativo e Judiciário, mas também seu próprio governo. (Desgoverno). O festival de ilegalidade, (com violência premeditada contra a Constituição)provoca acentuados protestos, dos mais diversos setores. Especialistas e não especialistas condenam o decreto que amplia de forma colossal as pessoas que  terão acesso FACÍLIMO à posse e porte de arma.

As restrições atingem principalmente o fato de pelo menos 10 ou 12 categorias, terem sido incluídas depois do decreto já ter sido assinado e enviado ao Congresso. O capitão sabia que não podia "legislar"  sobre o assunto, a matéria tinha determinações explicitas na Constituição.

Mas assim que os protestos se avolumaram, chegando ao Congresso e ao STF, o capitão desmentiu a si mesmo, procedimento habitual nele: "Se o decreto é inconstitucional então ele deixa de existir". Na verdade o decreto ainda não existe nem existiu, é um projeto "amalucado", chamado de "flexibilização da posse e do porte de armas".

O capitão tinha certeza absoluta de que  praticava um ato irregular.

Logo depois da posse, aumentou e autorizou o numero de pessoas que podiam ter armas, em casa ou no trabalho. Era a POSSE.  Afirmou que era compromisso de campanha.

Diante do volume dos que se revoltaram contra a "armamentização" da população, recuou e não concedeu direito ao PORTE, também promessa de campanha. Agora restabeleceu tudo, o aumento dos que podem ter armas e andar armado em casa, nas ruas ou no trabalho, cresceu de tal forma, que os quase 40 mil que podiam ter armas, ganharam tantos ZEROS, que o número é tão colossal, que só a citação é assustadora.

Quanto maior o numero de pessoas andando armadas, maior o perigo ameaçando vidas inocentes. Invadiu até mesmo o setor militar, (onde começou e do qual foi expulso) autorizando praças (soldados), cabos e sargentos a andarem armados. Essa autorização é ou era privativa dos próprios órgãos militares.

Ainda resta um raio de esperança, vindo do Congresso e do mais alto tribunal do pais, o STF.

PS- O corpo técnico da Câmara e do senado, alertou para as inconstitucionalidades do decreto.

PS2- Os presidentes das duas "casas" tornaram publicas essas restrições.

PS3- A ministra Rosa Weber foi sorteada relatora da questão no STF.

PS4- Já deu prazo para o capitão fornecer explicações.

PS5-  E deixou entrever que não decidirá sozinha, submeterá sua conclusão ao plenário.

A LEVIANDADE DO GOVERNADOR E A IRRESPONSABILIDADE DA PM

Como candidato, surpreendeu a população do Estado do Rio, com o programa-conselho para os policiais: "Peguem o fuzil e mirem bem na cabecinha do criminoso". Eleito e já candidato de si mesmo a presidente em 2022, foi "flagrado" num helicóptero que atirava indiscriminadamente para o chão, ameaçando as pessoas.

O fato foi amplamente divulgado, não aconteceu coisa alguma. Afinal ele era ao mesmo tempo o governador e o criminoso, (era de crime que se tratava) que devia ser punido.  Sexta feira confessou que passou o fim de semana num hotel de luxo.

O mau exemplo do governador foi seguido pela PM. Invadiu a comunidade da Maré, e sem que houvesse luta ou provocação, disparou 257 tiros, numa região de enorme população.Também não aconteceu nada.

Alem dos milicianos, traficantes e membros do Comando Vermelho, o povo da antiga Cidade Maravilhosa, é assaltado nas ruas e dentro de casa.

Por quem devia manter a segurança.

*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser reproduzida com citação do autor.