Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 10 de maio de 2019

O Que é a Gincana Verde Tempo de Plantar?

Sexta, 10 de maio de 2019
Da Gincana Verde

O Que é a Gincana Verde Tempo de Plantar?

Plantar um milhão de árvores em um dia 
🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳

Você é a pessoa que a Mãe Terra sempre esperou!

Ela te convida a participar de um DESAFIO, a fazer parte desse grupo para juntos mobilizar a comunidade do GAMA, para juntos cuidar da Natureza.

O que vamos fazer?

Plantar Árvores, cuidar das Árvores Plantadas, Cuidar das Áreas Verdes do Gama, hoje ameaçadas, semear sementes de árvores nativas do Cerrado, limpar rios, córregos, limpar os lugares sujos, fazer campanhas educativas, evitar o uso de plásticos, fazer coleta seletiva do lixo, entre outras ações que apoiem a comunidade do GAMA a fazer a Transição para um Viver Sustentável. 

Bem, creio que basta você dar uma olhada nos noticiários da TV, nos posts do seu Facebook, que estamos num momento crítico no nosso planeta.

Há sinais visíveis de crise por todos os lados, caminhamos a passos largos para a nossa extinção, os recursos do planeta estão se esgotando, estamos consumindo mais do que precisamos, geramos tonelada de lixos, o nosso modo de vida da competição, está nos adoecendo, deixando deprimidos e doentes emocionalmente. 

O ódio, a impaciência, a falta de respeito à vida humana e as outras espécies que também habitam o planeta impera. 

E essas doenças se manifestam na forma da violência em todos seus aspectos. Muito das causas é a nossa desconexão com a Natureza.

O que fazer diante dessa crise?

Nos unir, não cair nesse espiral de ódio, de doença do sistema, juntar @s amig@s, respirar, nos apoiar mutualmente. E fazer alguma coisa, e agora! O medo não pode nos paralisar!

Em vez só de consumir o planeta, vamos também regenerar ele.

Esse é o convite para esse grupo.  E que bom você está aqui!

E vamos fazer isso brincando, vamos fazer uma gincana. Você ainda se lembra da gincana dos tempos da Escola?  Onde se formava times e os times tinham DESAFIOS a cumprir?  Tipo:

-  Trazer em um hora a pessoa mais velha da cidade e comprovar que é ela é mais velha.

E todo mundo saia correndo que nem uns loucos, lembrando da sua avó, avô, tio, pai, mãe,  perguntando qual a idade deles?  E eles ganhavam atenção. 

E se levava a vó nem que fosse na cadeira de rodas para ganhar ponto na gincana. 

Bem, é isso que vamos fazer na Gincana Verde Tempo de Plantar no GAMA.

As tarefas são quantas árvores o GAMA irá plantar no Tempo de Plantar? Quantas áreas vamos proteger da especulação imobiliária?

O Tempo de Plantar é o período das chuvas de todo o ano entre (Outubro de 2019 a Março de 2020) ..."As águas de março fechando o verão." Lembra daquela música? Esse é melhor tempo para plantar uma árvore, a muda, a semente irá conseguir passar pelo período da seca, que virá logo depois, precisamos reaprender os ciclos da natureza, isso é regeneração. 

Pois bem, esse é o sonho, mobilizar milhares de pessoas para que pelo menos uma vez no ano, faça a experiência de plantar uma árvore, limpar um rio, um córrego, deixar a cidade mais linda. 

E nesse processo fazer amig@s, conhecer os vizinhos, plantar árvores, vamos também plantando compaixão, empatia, gentileza, solidariedade. 

É um movimento da sociedade civil, a gente vai lá e faz o que precisa fazer, é mão na massa. A melhor cidade é cada um que faz. 

A Gincana Verde Tempo de Plantar, ela começa agora, mobilizando as pessoas, para formar os comitês locais, produzindo as mudas, vendo onde tem local que precisa ser plantado, urbano e rural,  as margens de rios e córregos,  construindo viveiros para produzir mudas, coletar sementes,  você pode fazer um viveiro caseiro, um viveiro comunitário onde um grupo de amigos se unem para produzir mudas, ir coletar semente no cerrado, na época certa, pois cada árvore tem o seu tempo de produzir sementes.  

O grande mutirão da Gincana Verde, já tem data indicativa, esse Ano de 2019, ele será no dia 8 DEZEMBRO, um DOMINGO, para que todos possam participar. 

Agora imagina a cena, nesse grande dia, milhares de pessoas, crianças, adolescentes do GAMA indo viver a experiência de plantar uma árvores, cercar uma nascente, limpar um local sujo, fazer o bem sem olhar a quem. 

Agora, imagina uma criança indo com o pai, mãe, vô, vó, tio, tia, irmão, irmã ir plantar uma árvore todos os anos, por dez anos, essa criança ao se tornar um adulto, poderá ter um sentimento de amor incondicional pela natureza.

E a cidade que mais plantar árvores "Ganha a Gincana Verde Tempo de Plantar", na verdade tod@s ganham, nessa atividade tod@s ganham.

Entendeu agora qual é o sonho? 

Você sente o chamado de participar dele?

Então fique aqui nesse grupo, vamos juntos realizar esse sonho.

Vamos nos reunir no dia 19/05 (domingo) às 9 horas, no Espaço de Ideias, ao lado do Estádio Bezerrão, onde vamos explicar a gincana, fazer o lançamento e dar a largada, será um grande encontro de plantadores de árvores.

Estamos plantando árvores, mas também plantando Amor, Compaixão, Solidariedade, Senso de equipe, vem com a gente!

Para plantar um milhão de árvores em um dia. VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO!
...
🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳🌳

Nada é mais poderoso do que um sonho coletivo de servir a Mãe Terra. ❤
=====================