Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de maio de 2020

A pandemia do coronavírus, comparado com a Segunda Guerra Mundial

Segunda, 11 de maio de 2020
Por

Helio Fernandes*


É o segundo 8 de maio da história, o de agora 75 anos depois do primeiro. Nada parecido, apesar de serem duas guerras. O primeiro 8 de maio, terminava com 60 milhões de mortos e 10 milhões de inutilizados.

Apesar desses números impressionantes, era uma guerra convencional, depois da maior batalha da história, (a segunda frente, comandada pelo general Eisenhower, consagrado como herói, presidente da República de 1952 a 1960). 

A injustiça do destino foi à morte, (15 dias antes, em 23 de abril) do grande coordenador da vitória, o extraordinário presidente Roosevelt. Liderou o que se chamou de "aliados". EUA, Reino Unido e a então União Soviética.

Durante 5 anos combateram e derrotaram o grupo que se intitulou, "nazi-nipo-fascismo" (Alemanha, Japão, Itália). 

Estes tinham como objetivo, escravizar o mundo, implantando o que chamou de "Reich dos mil anos". Ideia e loucura de Adolf Hitler, cabo na primeira guerra, marechalalíssimo na segunda. Humilhando e subjugando os arrogantes e aristocratas generais.

PS- Este segundo 8 de maio, outra guerra, diferente, inexplicável, indescritível inenarrável. As pessoas morrem dentro de casa ou em hospitais, sem participarem de nenhum combate militar.

PS2- Os heróis são médicos, enfermeiros, maqueiros, todos que trabalham em hospitais. Não tem tempo de receberem  as honras e glória, morrem antes.

PS3- Lutamos uma guerra sem participar dela. E ameaçam e intimidam: quem escapar, VIVERÁ num mundo, que  ninguém sabe como será.

PS4- E quanto tempo levará para sabermos, o que era o AGORA. Ou o DEPOIS.

A GUERRA CONTRA E A FAVOR DO ISOLAMENTO

No mundo inteiro se combate pelo isolamento  social. Cientistas,  médicos, especialistas, Presidentes, Primeiros Ministros (Chefes de  Estado e de Governo), lutam o quanto podem para que as pessoas FIQUEM EM CASA.

Entre as recomendações principais da OMS, (Organização Mundial da Saúde) está essa. Chegou ao Brasil há muito tempo, e teve desde logo o presidente da república, como campeão da desobediência, aberta, exposta e exibida.

E fez questão de provocar aglomeração, abraçar e apertar mãos. Alem de repudiar seguidamente o uso de mascara. Ele é presidente da república, muita gente não usa por causa dele.

PS- Bolsonaro tem sido criticadíssimo, responde organizando um churrasco. (Depois anunciou que cancelaria, com ele nunca se sabe).

PS2- Cesar Maia fez as maiores restrições  a Bolsonaro. Textual: "Quem combate o isolamento social, pratica ato QUASE criminoso"

PS3- O autor "está oculto por eclipse" como ensinava meu amigo Houaiss. Mas por que o presidente da Câmara colocou esse QUASE antes da palavra criminoso? Arruinou sua nota.

O PRESIDENTE CHAMA OS JORNALISTAS DE IDIOTAS

Semana  passada mandou que "calassem  a boca". Agora levianamente, marcou e convidou muita gente para um churrasco no Alvorada. Como aconteceu o que tinha que acontecer, a repercussão foi altamente negativa. 

Nem se incomodou ou se aborreceu. Trocou o churrasco por um passeio aquático no Paranoá. Precisava de uma explicação, inventou e divulgou na 
hora. Entre aspas.

"Era um FAKE,  os jornalistas acreditaram, são uns idiotas".

Fato verdadeiro não mobilizou nem comoveu o presidente. O país completou 10 mil mortos pelo coronavírus. Congresso, (Câmara e Senado) e Supremo, determinam luto. O Chefe do Executivo não fez nada, cuidava do churrasco.

"A PALAVRA MAIS BONITA DA LÍNGUA, É MÃE".

ONTEM, DOMINGO, DIA DAS MÃES, A SEGUNDA DATA MAIS FESTEJADA DO BRASIL. E NÃO APENAS PELO COMÉRCIO.

EM 1890, AINDA MINISTRO DA FAZENDA, RUI BARBOSA ESCREVEU: "A PALAVRA MAIS BONITA DA LÍNGUA É MAGISTRADO".

RECONHECEU O EXAGERO, MAIS TARDE, COMENTANDO O JUDICIÁRIO, TERMINOU ASSIM: "O BOM LADRÃO SALVOU-SE. MAS NÃO HÁ SALVAÇÃO PARA O JUIZ COVARDE".

EM 1963, NA TRIBUNA, COLOQUEI MINHA CONVICÇÃO, QUE MANTENHO: "A PALAVRA MAIS BONITA DA LÍNGUA, É MÃE".
===========
*Fonte: Blog Oficial do Jornal Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.