Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de maio de 2020

Bolsonaro intimidativo foi ao plenário do STF. Com ele um batalhão de empresários-lobistas. Tentativa furtiva do foco dos fatos.

Sexta, 8 de maio de 2020
Por
Helio Fernandes*

Bolsonaro não podia ir ao STF, principalmente da forma como foi. Todo o aparato de pressão, intimidação. Tentativa de justificação: "as mortes estão aumentando, temos que cuidar da economia"

Levou com ele dezenas de empresários-lobistas ou lobistas empresários. A constituição mantém o STF acima de qualquer contato como esse. Quando define numa linha, "os poderes são autônomos e independentes entre si", tratava visivelmente do relacionamento, executivo-legislativo.


Esses dois poderes se completam, se conjugam, se concluem, governam democraticamente. O STF é mantido distante de tudo, é o poder julgador, incluindo o executivo e o legislativo.

Ps- meses depois da posse, Bolsonaro começou a coordenar o que chamou de "pacto federativo", incluindo os três poderes.

Ps2- esclareci logo a questão: "o Supremo não pode participar de acordo se ele tem poderes para julgar membros do executivo e legislativo, incluindo o presidente da República"

Ps3- podem consultar como terminei meu comentário-informação e a realidade que sobreviveu: não houve pacto federativo algum.

Ps4- Bolsonaro invadiu ontem o STF com seu bando de apaniguados, acumpliciados e não convidados.

Ps5- Felizmente, o personagem que pretendia fechar o supremo foi escorraçado por ele.

Ps: Segunda (11) voltamos com mais informações.
-----------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.