Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Celso de Mello terá 6 meses históricos, merecidíssimos, pelos 30 anos brilhantes no STF

Segunda, 4 de maio de 2020
Por
Helio Fernandes*

Nesses 80 anos de jornalismo, vi muito ministro do mais alto tribunal do país, se aposentar e ir embora praticamente sem um cumprimento ou uma referência, elogiosa ou não. Celso de Mello chegou à condição de decano, cumprindo honrosamente sua trajetória e acumulando elogios e admiradores.

Na véspera de se retirar, recebe por sorteio a incumbência de ser o relator de um dos mais importantes processos já transitados no STF. E segura e certamente o mais relevante destes tempos, pois coloca nas manchetes, de forma vulnerável, o próprio Presidente da República no poder.

O decano tem  noção da importância do processo que tem para relatar, e como é curto o tempo de que dispõe para terminá-lo. Está trabalhando intensamente para concluir e decidir o processo. Se for derrotado pelo tempo, a "solução" terá que ser encontrada em 3 hipóteses, (já acontecidas) mas não em questões dessa importância. E nenhuma das 3 é obrigatória, pode ser modificada pelo próprio plenário. Vejamos.

1- O ministro nomeado pelo presidente acusado e em julgamento, pode querer ser o relator. Se conseguir, será o réu indicando o juiz.

2- Qualquer um dos ministros pode pedir para ser o relator. Será sacrifício enorme. Recompensado pela promoção e publicidade que receberá durante tempo indeterminado.

3- Toffoli, (que já terá deixado a presidência)  pode reivindicar a relatoria.

Compreensível. Mas está tão ligado a Bolsonaro, que será vetado assim que abrir a boca. Fica aberta a indicação. 2 ministros homens, (nada contra as mulheres) garantiram que querem relatar esse processo.

PS- O melhor é torcer para Celso de Mello, superar o tempo. Por ele e pelo país.

OMS ALTAMENTE PREOCUPADA COM O CORONAVÍRUS NA AMÉRICA LATINA

O diretor geral, fala todos os dias para o mundo. E pela terceira vez, (seguida) citou 2 países que estão na fase mais perigosa da doença, chegando ao auge do crescimento do vírus.

Não de forma ofensiva, mas sempre visível a intenção de ajudar, seja como for, não esquece de Brasil e EUA. Os presidentes desses 2 países, respondem com represália.Trump ameaçando cortar a ajuda financeira. Bolsonaro utilizando  displicência, descaso, desprezo, irresponsabilidade.

PS- Os EUA chegaram a 1 milhão de mortos, um terço dos 3 milhões que morreram no mundo. E ontem completaram 30 milhões de trabalhadores que pediram o pagamento do seguro-desemprego. Especialistas dizem que o desemprego e o pedido de seguro, vai crescer.

PS2- Bolsonaro continua impondo sua lenda e legenda, "quem manda sou eu". 

Mas quem morre é o cidadão-cidadã, o presidente age de forma a colocar todos em perigo. O desemprego chegou praticamente  a 13 milhões. E o número de mortos diário atinge totais inacreditáveis.

PS3- Na semana passada, em 24 horas morreram 424 pessoas. Ele continuou o festival de exibicionismo e leviandade, 3 dias depois, morreram  428 em outras 24 horas.

PS4- Em menos de 2 meses, o total de mortos passou de mil e 2OO para 6 mil.

DEPOIMENTO DE MORO 8 HORAS E 15 DE ACUSAÇÕES ACUMULADAS

O ex-ministro cumpriu o prometido e garantido: massacrou o presidente. Embora nada tenha sido revelado do depoimento, ele desfolhou e esclareceu o que havia tornado público no discurso de despedida.

Os policiais fizeram uma força terrível para encurralá-lo e favorecer Bolsonaro. Mas das 14h30 até ás 22h45, o que já fora contado, foi repetido com o acréscimo do material em poder do ex-ministro.

Moro antecipou uma parte do que diria, e praticamente todos os órgãos de comunicação publicaram, era inédito e surpreendente: "Não mostrarei nenhuma prova". E reiterou: "provas só na Justiça".

PS- Estratégia perfeita, que cumpriu integralmente. Magistrado por 22 anos, não iria entregar "provas preciosas" a policiais, sedentos de prestar serviço.

PS2- Agora é  vez de Bolsonaro. Revoltado e desesperado tentou saber o que estava acontecendo. Não conseguindo nada, tirou da sua cabeça vazia, um nome que atirou aos Céus: "JUDAS"

TREMENDA AGLOMERAÇÃO EM BRASÍLIA

Era um ato comandado pessoalmente por Bolsonaro. declaradamente contra Moro, o Congresso e o STF.

Aproveitando (?) a oportunidade do "Dia da Imprensa", agrediu insana e insensatamente jornalistas. E dando mais relevo à manifestação anti-democrática, atacou a Liberdade de Imprensa e a Liberdade de Expressão.

PS- Foi repudiadíssimo sem perdão. Ministros do STF, parlamentares, personalidades de destaque de vários setores reagiram imediatamente.

PS2-A ABI, honrando sua gloriosa História, (deturpada e desmoralizada  por um grupo de aventureiros) protestou com nota magistral. Mostrando que os tempos são outros.

PS3- O ex- ministro Moro, agredido pessoalmente, reagiu com uma nota curta, (duas linhas)  levando Bolsonaro ao desespero e ao apogeu do terrorismo contra a democracia.

O MINISTRO DA SAÚDE, VIAJOU ONTEM À NOITE PARA O AMAZONAS

Disse que irá conversar e visitar hospitais. É a segunda visita oficial, fora de Brasília. A primeira foi a Salvador. O governador, assim que ele  foi embora, reclamou: "Visita e conversa FRUSTRANTE".

PS- O Amazonas tem sofrido tanto, não merecia essa visita inútil.
-------------------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.