Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 11 de maio de 2020

DIRETORES DE ESCOLAS DO PLANO PILOTO E CRUZEIRO DEFENDEM ISOLAMENTO E PEDEM APOIO DA COMUNIDADE Fonte: SINPRO-DF

Segunda, 11 de maio de 2020
O pico da pandemia do novo coronavírus ainda não chegou no Brasil. As mortes por covid-19 – doença provocada pelo vírus – cresce sem controle no País.. O Brasil já superou a China, a Itália e a Espanha em números de contaminados, mortos e internados. Com recorde de 751 óbitos em 24 horas, o Brasil só perde ainda para os Estados Unidos e o Reino Unido.

Se depender da gestão do Presidente da República e sua equipe, esse número vai piorar. Nesta semana, dentre outras coisas ilegais, ele chegou a ir, com empresários e ministros, no Supremo Tribunal Federal (STF) para constranger os ministros e o presidente, Dias Toffoli, a autorizar os governadores a relaxarem nas medidas de contenção do avanço da pandemia do novo coronavírus, cujo pico não tem previsão, mas estudos indicam que será em julho. Nesta sexta-feira (8), o país tem 9.897 morte por covid-19, 146 mil pessoas contaminadas: 10.222 casos novos em 24 horas.

O Distrito Federal ligou o alerta vermelho nesta semana. A curva ascendente na quantidade de pacientes internados em UTI com coronavírus aponta para um cenário de superlotação da rede de saúde nos próximos 15 dias. Em apenas 7 dias, o número de pacientes internados cresceu 73%. Entre terça-feira (28/4) e terça-feira (5/5), o número de pessoas em UTI saltou de 34 pessoas para 59. Segunda-feira (4/5), o HRAN – unidade de referência no DF para a Covid-19 – estourou seu limite, com 100% das UTI ocupadas.

Pensando nisso e num suposto calendário de volta às aulas proposto pelo governo Ibaneis Rocha (MDB), os diretores de escolas e gestores das Coordenações Regionais de Ensino do Distrito Federal (CRE) da rede pública de educação do DF decidiram enviar cartas às mães, pais e responsáveis pelos estudantes para explicar a situação, pedir apoio ao isolamento e retorno das escolas em um momento seguro.

Nas cartas, os diretores explicam que a escola é local de aglomeração de pessoas e um dos principais ambientes de contágio e disseminação do novo coronavírus. Em sintonia com a diretoria colegiada do sindicato, os gestores aprovaram, em reunião realizada no dia 27/4, a proposta do Sinpro-DF de encaminhar cartas à comunidade. A reunião virtual ocorreu logo depois que o governador Ibaneis decidiu seguir a necropolítica de Jair Bolsonaro e revogar os decretos dele mesmo que implantaram o isolamento social no DF.

O Sinpro-DF já recebeu também as cartas de outras Regionais que serão postadas posteriormente, na sequência de matérias sobre este tema. Os(as) diretores(as) de escolas e Regionais que quiserem publicar sua carta, podem enviá-la para a diretoria do sindicato por meio do endereço:  faleconoscoimprensa@sinprodf.org.br

Confira, a seguir, a carta dos diretores do Plano Piloto à comunidade escolar:

[Clique na imagem abaixo para melhor visualizá-la]


========
Leia também: 
Clique na imagem logo acima ou aqui

DIRETORES DE ESCOLAS DO GAMA DEFENDEM ISOLAMENTO SOCIAL E PEDEM ADESÃO DA COMUNIDADE


Fonte: SINPRO-DF