Meio século de terrorismo impune: um avião, uma bomba e 73 vidas perdidas
6 de outubro de 2026
6 de outubro de 2026
Embora o destino final da aeronave fosse a capital cubana, o voo incluiu escalas em Trinidad, Barbados e Jamaica . Dessa rota, os pilotos conseguiram pousar apenas em Porto de Espanha e Bridgetown, onde, pouco depois da decolagem para Kingston — às 17h24, horário local — para horror da tripulação e dos passageiros, uma bomba explodiu a 3.000 metros de altitude, acionando um alerta de emergência a bordo.
O capitão Wilfredo ‘Felo’ Pérez Pérez relatou o incidente à torre de controle do aeroporto de Seawell, em Barbados. “Cuidado!”, gritou Pérez Pérez. Seu copiloto, Miguel Espinoza Cabrera, respondeu: “Felo, houve uma explosão na cabine de passageiros e há um incêndio “. Enquanto tentavam retornar ao aeroporto de Seawell, outra explosão ocorreu nos banheiros traseiros da aeronave. Cerca de sete minutos haviam se passado desde a primeira explosão, e nada mais podia ser feito: a aeronave entrou em parafuso e caiu.
Monumento às vítimas do ataque terrorista contra o avião da Cubana de Aviación em Bridgetown, Barbados.Wikimedia
O ataque causou enorme comoção, sendo considerado o pior ato terrorista já registrado na região . Posteriormente, surgiu uma conspiração que envolvia os terroristas anticubanos mais radicais, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) e os serviços de inteligência da Venezuela , um país considerado uma “democracia modelo”, enquanto o restante do continente era dominado por regimes militares impostos pela força.
Os agentes do plano
O ataque foi planejado por Luis Posada Carriles e Orlando Bosh , dois proeminentes agentes cubanos, anticomunistas, que faziam parte da CIA desde o triunfo da Revolução Cubana e tinham um longo histórico de participação comprovada em ações destinadas a derrubar o governo revolucionário liderado por Fidel Castro ou a minar qualquer iniciativa considerada pela agência americana como potencialmente perigosa ou revolucionária.
O nome do americano Michael Townley, um dos chefes da inteligência chilena durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), também apareceu.
Posada Carriles atuou como conselheiro de segurança para diversos governos anticomunistas na América Latina e chegou à Venezuela no final da década de 1960, onde exerceu considerável influência nos serviços de inteligência. Lá, ingressou nas fileiras da Direção-Geral de Polícia (Digepol), onde era conhecido pelos codinomes “Comissário Basilio” ou “Bambi” .
Seu contato era Carlos Andrés Pérez, então Ministro do Interior e posteriormente Presidente (1974-1979) da Venezuela . Para tornar possível tal reviravolta, sua imagem pública, construída com uma poderosa campanha de marketing que o apresentava como uma figura da esquerda política popular, convenientemente ocultou seu passado recente como figura-chave na repressão anticomunista continental .
Por sua vez, Bosch foi um dos líderes das forças contrarrevolucionárias na “Luta contra os Bandidos”, travada por revolucionários na região de Escambray, em Cuba, entre 1960 e 1966, além de ter participado de diversos atos de sabotagem em vários países da América Latina e do Caribe. Seu nome também está associado à Operação Condor e ao assassinato, em setembro de 1976, do ex-ministro da Defesa chileno Orlando Letelier, figura-chave no malfadado governo socialista de Salvador Allende e líder da oposição chilena no exílio.
Bosch chegou à Venezuela sob a proteção do presidente Pérez em 1976. Juntamente com Posada, os dois terroristas recrutaram os fotojornalistas Freddy Lugo e Hernán Ricardo Lozano , dois agentes infiltrados da Diretoria de Serviços de Inteligência e Prevenção (DISIP, sucessora da DIGEPOL), que estavam dispostos a tudo por dinheiro. Deram-lhes instruções precisas sobre como colocar os explosivos (C4 ou dinamite) a bordo do avião, como embarcar e desembarcar sem chamar a atenção e qual versão dos fatos apresentar às autoridades.

Luis Posada Carriles (i) e Orlando Bosh, autores intelectuais do ataque terrorista contra o avião da Cubana de Aviación.Wikimedia
Assim, os dois repórteres embarcaram calmamente no avião, plantaram as bombas e desembarcaram na primeira parada . Minutos depois, a notícia da explosão fatal se espalhou.
Para grande desgosto de Bosh e Posada Carriles, embora a tragédia aérea que haviam planejado deliberadamente tenha ocorrido , a investigação policial rapidamente os levou a Lugo e Lozano. Este último chamou a atenção das autoridades ao embarcar na aeronave com um passaporte falso em nome de José Vásquez García, e a partir daí tudo desmoronou.
À medida que a investigação avançava, ficou claro que, embora tivessem atuado como autores do ataque, não o haviam planejado; tratava-se, na verdade, de obra do “Comissário Basilio” e seu parceiro . As evidências e a pressão de Havana forçaram Pérez e o Estado venezuelano a agirem dentro da lei e a indiciá-los formalmente por seu envolvimento no atentado terrorista .
Eles foram presos no Quartel de San Carlos, uma conhecida prisão militar que na época abrigava dissidentes e presos políticos, principalmente da esquerda revolucionária. Mais tarde, para investigar, a jornalista Alicia Herrera , colega dos dois fotojornalistas, foi até lá.
O gatilho da verdade
No final da década de 1970, Herrera trabalhava para duas revistas femininas pertencentes ao conglomerado de mídia privada Cadena Capriles. Ela não se envolvia em política e foi ao quartel militar em solidariedade aos seus camaradas, que ela acreditava serem inocentes, vítimas de um erro policial. No entanto, após várias visitas, ela percebeu não apenas que eles haviam sido falsamente acusados, mas também que esses indivíduos não demonstravam nenhum remorso pelo crime que haviam cometido .

Vista do Quartel de San Carlos em Caracas, Venezuela. Atualmente abriga um museu.Wikimedia
A primeira coisa que a repórter notou durante suas visitas ao Quartel de San Carlos foi que Lugo e Lozano eram tenentes de Posada Carriles e Bosch . “Lugo fazia tudo o que Bosch lhe ordenava. No cotidiano da cela, e até mesmo em seus gostos pessoais, o cubano exercia uma influência notável”, escreveu ela.
Horrorizada, ela decidiu denunciar o fato por meio de um relatório que mais tarde se tornou um livro, intitulado “Plantamos a bomba, e daí?” , publicado pela primeira vez em 1981. A terceira edição, publicada em 2005, contém documentos desclassificados que deixam claro, sem qualquer dúvida razoável, a veracidade dos depoimentos que ela coletou e o envolvimento direto de todas as pessoas e entidades que aparecem em seu texto .
“Num sábado, cheguei ao Quartel de San Carlos e encontrei Freddy Lugo muito perturbado, muito zangado (enojado), e perguntei-lhe qual era a razão da sua atitude e ele disse-me: ‘Não, é porque ontem Hernán Ricardo fez uma coisa horrível, gritou no pátio de exercícios, onde estávamos todos, onde estavam os guardas e havia muitos prisioneiros, que tínhamos colocado a bomba no avião cubano , que na frente de todos, que nos magoou a todos, que todos queríamos matá-lo'”, contou Herrera anos mais tarde numa entrevista à Rádio Rebelde.
Isso a alarmou e, embora assustada, a repórter não recuou. Ela decidiu descobrir a verdade, contando com o fato de Lugo ser um amigo próximo e, além disso, estar chateada com o tratamento que ele havia recebido e com as promessas não cumpridas da CIA, incluindo um pagamento que nunca se concretizou. Lugo também implicou diretamente a inteligência venezuelana, especificamente o Comissário Henry López Sisco , cujo nome está associado na Venezuela a inúmeras operações que resultaram em massacres e violações generalizadas dos direitos humanos.
A confissão arrepiante
Segundo ela, ficou impressionada com “a facilidade com que Freddy Lugo” “confirmou sua culpa no crime em Barbados “. “Nunca imaginei que essa confissão viria de forma tão direta e detalhada. Na verdade, eu estava ansiosamente esperando que ele ou Bosch fizessem alguma referência ao caso do avião, mas a serenidade de Freddy Lugo me permitiu aprofundar-me na verdade”, afirmou.
Lugo contou a ela tudo o que haviam feito para plantar os explosivos, sem omitir nada. O jornalista relatou que Lugo culpou Lozano pelo ocorrido. Segundo ele, Hernán estava pronto para confessar tudo em Trinidad e Tobago , onde ambos desembarcaram do avião após concluírem a missão. “A culpa é dele. Ele agiu de forma irresponsável no avião. Dava para ver o nervosismo dele, porque ele suava muito; parecia estar com calor e não sabia o que fazer com as mãos. Passou um bom tempo cobrindo o rosto com um jornal”, disse ele na época.

Henry López Sisco, ex-policial e ex-agente de inteligência da Venezuela, está envolvido em massacres e violações dos direitos humanos.YouTube / Luis Olavarrieta
Em contrapartida, ele se apresentou como mais capaz do que seu colega, apesar de não ter a mesma experiência. “Eu sabia o que tinha que fazer; o segredo era seguir as recomendações. Eu tinha minha bolsa de câmera bem ali do meu lado”, observou.
No dia do ocorrido, Lugo afirmou que Hernán Lozano estava “muito agitado” e disse que ia ao banheiro. Ele carregava o pacote com os explosivos no bolso para colocá-los no local escolhido, seguindo as instruções de Bosh e Posada Carriles . No entanto, o executor demorou mais do que o esperado, e Freddy pensou que o plano havia falhado. Descobriu-se que Hernán havia ficado preso no pequeno banheiro e chamou a atenção da tripulação batendo na porta. Ele precisou ser resgatado pelo piloto.
”Foi uma cena e tanto ; todos se viraram para olhá-lo. Quando ele se sentou ao meu lado, percebi que ele não tinha o pacote que carregava no bolso, então perguntei a ele sobre isso, e ele disse que me daria mais detalhes depois, mas que ‘estava tudo pronto’. Tudo estava preparado para dar certo; era para derrubar aqueles malditos comunistas , mas é claro que Hernán, com aquele passaporte falso e uma série de outros erros, arruinou todo o plano”, acrescentou.
Além da versão de Lugo, Herrera escreveu em seu livro declarações de Bosh, que, com ciúmes de Huber Matos, um ex-líder revolucionário cubano que traiu seus camaradas e foi recebido com honras em solo venezuelano, disse em voz alta que o próprio Matos não era capaz de abater um avião como ele havia sido capaz de fazer e como continuaria a fazer.



