Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Câmara Legislativa do DF: Longe de ser transparente

Sexta, 20 de janeiro de 2012
Do Blog da Leili
Acreditava-se que com a mudança da Sede da Câmara Legislativa do DF para a Praça do Buriti naquele prédio faraônico, superfaturado e cheio de problemas de execução da obra pela empresa Via Engenharia    ( a mesma que está executando a obra do Estádio "Elefante Branco", ops! Estádio Nacional de Brasília!) a instituição se aproximasse mais do povo... Ledo engano!!

Basta uma pequena análise no site da instituição para perceber que a CLDF não faz o mínimo esforço para contribuir para uma maior participação popular nas ações do Legislativo local, quiçá para a transparência! Sim, porque incentivar a participação popular não é apenas levar uma penca de distritais uma vez na vida e outra na morte para visitar uma cidade satélite e fazer uma sessão externa. É até louvável em alguns casos, mas não basta! Não é assim que a Câmara se aproximará do cidadão. E nem só levar umas turminhas de estudantes para conhecer o prédio... É preciso muito mais! E começa por melhor publicização dos dados e ações dos parlamentares no site da Instituição!

O site da Câmara é desatualizado e cheio de falhas! Por exemplo, acesse o link "Ordem do Dia" e você terá as informações de 2010 ! É impressionante que em um ano inteiro, a Mesa da Casa não tomou uma atitude de mudar o site! Dinheiro no orçamento para essa ação pode ter certeza que não falta! Não foi prioridade a transparência nas ações! Prioridade, ao que parece, foi levar distrital pra Europa, para os Estados Unidos... Ah e claro, a maior prioridade foi aprovar projetos do governo a toque de caixa no final do ano sem o tempo necessário sequer para analisa-los! Transparência, não! Pra quê né? deixa isso por conta da imprensa que já persegue os pobres distritais mostrando para a sociedade que a CLDF adora um nepotismo cruzado... ou que o Presidente da casa gosta de impedir o acesso de manifestantes... Ou que o Trem da Alegria é bem vindo porque é de interesse do Secretário de Governo.... E aqueles chatos do Adote Um Distrital? Ah, como tem deputado que gosta de desqualificar o trabalho daquele pessoal, sabe como é ... Nem todo parlamentar está acostumado com controle social e fiscalização dos seus atos....

Enfim, A CLDF está longe de se aproximar do povo, e acho que nem quer, porque é perigoso para o status quo de alguns... Mas, nós da sociedade civil estamos aqui para cobrar da Mesa Diretora que haja Publicidade e Transparência! E o mínimo que exigimos é um site atualizado e que tenhamos acesso a toda a tramitação dos projetos igual ao site da Câmara Federal e do Senado, e demais informações imprescindíveis para a democracia! Existem informações que se não fosse o Trabalho de jornalistas, especialmente os blogueiros,  e do Adote um Distrital , a população do DF permaneceria na ignorância...
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: Leiliane, na postagem acima, coloca que a sociedade civil está cobrando da Mesa Diretora que haja publicidade e transparência. 

 O Diabo é que a Mesa confunde publicidade de todos os atos da CLDF com propaganda caríssima que enche as burras da grande mídia e agências de publicidade. E propaganda enganosa.