Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Consumidores rejeitam transgênicos e “expulsam” Basf da Europa

Domingo, 22 de janeiro de 2012
Da Radioagência NP
A Basf vai abandonar o mercado europeu de sementes transgênicas, depois de muitas polêmicas envolvendo uma variedade de batata – plantada na Suécia sem autorização da União Europeia. Após o encerramento das atividades, anunciado na última semana, a multinacional alemã pretende aumentar sua presença no Brasil e outros mercados considerados potenciais.

A batata transgênica Amflora, destinada à produção de amido para uso industrial, era a principal aposta da Basf. No entanto, a produção de plantas alimentícias transgênicas para uso industrial é fortemente criticada, devido ao risco de contaminação de lavouras destinadas à alimentação.

Uma nota divulgada pela multinacional relaciona a saída da Europa à baixa aceitação popular das sementes geneticamente modificadas. Ao longo dos anos, consumidores, agricultores e políticos têm se mobilizado contra as tentativas das indústrias químicas de impor seus produtos.

As primeiras sementes transgênicas chegaram ao Brasil clandestinamente, em 1997. Depois da liberação, o país se tornou dono de uma das maiores produções agrícolas com variedades modificadas. Em 2010, cultivo transgênico atingiu uma área de 25,4 milhões de hectares.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.