Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bancada federal debateu nesta terça (4/2) insegurança no DF; comandantes da PM e do Corpo de Bambeiros não deram as caras

Segunda, 4 de fevereiro de 2014
A bancada do Distrito Federal realizou hoje (4/2) Audiência Pública com o objetivo de apressar a solução da crise no setor da segurança pública do Distrito Federal, cujos índices de insegurança aumentaram significativamente nos últimos meses, com a chamada “operação tartaruga” da Polícia Militar. Os sete deputados e os três senadores aprovaram, por unanimidade, que vão pedir uma audiência ao governador Agnelo Queiroz para tratar do impasse entre o governo e a PM.

O coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional, deputado Luiz Pitiman (PSDB), atribuiu a crise a uma falta de diálogo entre o poder executivo e as forças que segurança, em particular com a Polícia Militar. “O governo fez 13 promessas à corporação e não cumpriu nenhuma delas”, lembrou.

O secretário de Segurança Publica, Sandro Avelar, e o diretor geral da Polícia Civil, Jorge Luiz Xavier, foram os representantes oficiais do setor na Audiência Pública. A bancada lamentou, no entanto, que o comandante geral da PM, coronel Anderson Carlos Castro Moura, não tenha comparecido, assim como o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Júlio Cesar dos Santos.

Avelar atribuiu o aumento da violência, entre outros motivos, à atuação de adolescentes infratores e ao tráfico de drogas, principalmente do crack. Outro motivo foi a chamada operação tartaruga, deflagrada pela PM.

O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, cobrou dos parlamentares uma atuação firme junto ao Governo do DF para uma rápida solução. Pitiman colocou em votação uma urgente audiência com Agnelo Queiroz, o que foi aprovado por todos.

Pitiman ficou satisfeito com a da reunião, que lotou o Plenário 9 do Anexo II da Câmara dos Deputados, com representantes da PM, da sociedade, da UnB, Universidade Católica e da sociedade em geral. Participaram os senadores Cristovam Buarque (PDT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Gim Argelo (PMDB), e os deputados Luiz Pitiman (PSDB), Izalci Lucas (PSDB), Erika Kokai (PT), Roberto Policarpo (PT), Antônio Reguffe (PDT), Augusto Carvalho (SDD) e Jaqueline Roriz (PNM). O único da bancada que não compareceu foi Ronaldo Fonseca (PROS), que está em viagem oficial fora de Brasília.

Fonte: Assessoria do deputado federal Luiz Pitiman