Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Dilma vai soltar os milicos na rua, mandar sentar pua, pegar e bater e matar e prender

Quarta, 19 de fevereiro de 2014
Por Celso Lungaretti
A presidenta Dilma Rousseff acaba de dar uma declaração que prenuncia banhos de sangue durante a Copa, quando os olhos do mundo inteiro estarão  voltados para o Brasil: 
"A Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Rodoviária Federal, todos os órgãos do governo federal estão prontos e orientados para agir dentro de suas competências [contra as manifestações de protesto durante o Mundial da Fifa] e, se e quando for necessário, nós mobilizaremos também as Forças Armadas".
Tudo que havia a ser dito, eu já disse num artigo de três semanas atrás:
"O perigo aumenta com a cartilha repressiva lançada sorrateiramente pelo ministro da Defesa no finalzinho de 2013 (vide aqui), abrindo a possibilidade de que as Forças Armadas venham a ser acionadas para reprimir black blocks, indignados e rolezeiros. Aí as mortes de civis serão praticamente uma certeza; faz parte da cultura militar esmagar o inimigo, o que é catastrófico quando se lida com cidadãos do próprio país. Deus nos acuda!"
Os versos que eu parafraseei no título são da música "Tiradentes", de Chico de Assis e Ary Toledo. Houve um tempo em que Dilma se indignava com o que o Visconde Barbacena fez. Agora, por uma ironia da História, poderá ser ela quem vá tirar a focinheira dos pitbulls.

Deveria lembrar que, quando os militares foram desatinadamente convocados para atuarem no Morro do Providência (vide aqui), o prestígio de Marcelo Crivella despencou a ponto de nem chegar ao 2º turno de uma eleição da qual era um dos favoritos.

Se ocorrerem episódios na mesma linha (só que imensamente piores...) em pleno Mundial, sua reeleição virará pó.