Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 28 de março de 2017

Meu querido polvo! Equipe de enfermagem da UTI Neonatal do HRSM desenvolve projeto que beneficia os bebês. Iniciativa contou com o apoio da equipe multidisciplinar da UTI

Terça, 28 de março de 2017

Os polvos são fabricados pelas técnicas em enfermagem.

Veja texto divulgado sobre o belo projeto:

ESTE LINDO PROJETO É NOSSO!!! Os benefícios são pros nossos bebês!!!!


1. os resultados testados são baseados em relatos de experiência de diversos países que já utilizaram; não encontrei nenhum estudo sobre isso e optamos então, por colocar em prática.

a. Há relatos de uso em Austrália, Holanda, Bélgica, Irlanda, Israel, Turquia, Luxemburgo, Croácia, Estados Unidos. Na Dinamarca, onde foi criado, já tem há 4 anos.

b. Os benefícios descritos foram sinais vitais mais estáveis e a impressão de os bebês se agarrarem menos a outros dispositivos, como sondas e cateteres. Acredita-se que isso seja atribuído à semelhança com o cordão umbilical. Reforçando: tudo que encontrei até agora foi baseado em evidências e relatos. Mas vou tabular dados para mensurar o impacto.

Foram seguidas as especificações do The Octo Projec:

a. Agulha de 3 ou 3,5mm
b. Barbante 100% algodão
c. Enchimento de fibra sintética
d. Os tentáculos, quando esticados não devem ultrapassar 22 centímetros, por questões de segurança.

a. O projeto dinamarquês faz a esterilização a 60 graus – um hospital em Florianópolis (Sc)!conseguiu esterilizar na temperatura de 121 graus – e o polvo sobreviveu. Após esterilização, foi guardado em campos estéreis (papel com aquele plástico azul).

b. Cuidados: é importante frisar para toda a equipe os cuidados de higiene: lavar as mãos antes e depois de segurar o objeto, não pegar o objeto à toa, necessidade de nova esterilização caso entre em contato com sujidade visível ou, por exemplo, cair no chão. Importante reforçar que não é um simples brinquedo, mas parte do “tratamento” dos bebês e deve ser bem cuidado.

c. Cada bebê terá seu polvo. Não será utilizado o mesmo bichinho para outros bebês, mesmo após esterilização.

d. Ainda há dúvidas sobre a frequência de esterilização. Considerando que todas as precauções sejam tomadas, o polvo só estará em contato com a sua própria flora, então, não parece ter uma necessidade de esterilização maior que um intervalo de 5 a 7 dias.

5. Quase esqueci: não é necessária nenhuma autorização para começar seu projeto.  

========

A relação mais especial que os polvos de croché tem com os prematuros é que estes brinquedos têm ajudado os recém nascidos a se sentirem mais seguros e confortáveis em maternidades mundo a fora. O projeto Octo, surgido na Dinamarca em 2013, voluntários costuram e doam os polvos de croché para bebês prematuros em unidades de tratamento intensivo neonatos. Com isso o objetivo é criar um vínculo de carinho, amor e segurança, tratando de maneira muito especial as principais etapas vividas pelo recém nascido.

Constatou-se com os estudos que a utilização do polvo promove uma melhora significativa no sistemas respiratório e cardíacos destes bebês, além de um aumento dos níveis de oxigênio no sangue e estabilização dos sinais vitais, auxiliando assim o ganho de peso. 


Equipe da UTI Neonatal do HRSM Polvoando o mundo com amor.