Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 31 de março de 2017

O 171 do governo Rollemberg. Pronto Socorro Infantil/Pediatria do HRG continua um caos. Esta noite vai fechar

Sexta, 31 de março de 2017
Imagem do arquivo do Gama Livre

Nesta manhã de sexta (31/3) apenas dois pediatras estão de plantão no Pronto Atendimento Infantil (PAI)/Pediatria do Hosptial Regional do Gama, o velho e maltratado HRG.

Criancinhas doentes classificadas como de baixo risco, a tal fita verde, estão sem qualquer atendimento no local. O atendimento para esse grupo, prometem, só para depois das 13 horas de hoje, quando o quadro plantonista deve contar com três, e somente três, pediatras.

E à noite, o que está previsto para nossas crianças?

Fechamento de qualquer atendimento às crianças.

Na escala “Equipe de Plantão —PS/31.03.2017” está registrado para a PS/Pediatria apenas dois pediatras das 7 horas às 13 horas, três pediatras das 13 horas às 19 horas e...tracinho, tracinho, tracinho, das 19 horas desta sexta (31/3) até às 7 horas de amanhã, sábado (1º de abril). Tá sabendo disso, Rollemberg? Se não está, deveria.

Tenho que me conter para não reproduzir aqui um desabafo de um pai, com seu filhinho nos braços, e que há pouco saiu do Pronto Atendimento Infantil (PAI) do HRG. Palavrão bem próprio para expressar a indignação de quem recorre à rede pública de saúde e vê sua criancinha não ser atendida por falta de médicos.

Se quiséssemos enquadrar em um hipotético Código Penal da Saúde a ação que foi a falsa “reabertura” do Pronto Atendimento Infantil/Pediatria do Hospital Regional do Gama, a melhor tipificação seria no artigo 171.

O chamado 171 envolve a sua vítima. Com charme, papo fino, salamaleques, e promessas de ganhos. Promete o paraíso.

No caso do 171 referente à reabertura do PAI/Pediatria do HRG, qualquer malandro mestre em aplicar o 171 nas pessoas se sentiria humilhado, um trombadinha de pirulito de bebê.

Na pseudo abertura da unidade —em início de março— a festa, os discursos, os salgadinhos, docinhos, discursos, a placa descerrada anunciando a reinauguração de quase coisa nenhuma.

Na festa, a garantia de que 23 ou 24 médicos (por que a depender na hora, o número anunciado variava) pediatras garantiriam uma escala excelente de atendimento às crianças. Ledo engano. Ou cinismo de alguns. E o pior, dos 23 ou 24 pediatras, todos de contrato temporários, na semana passada restavam apenas 14. Os outros já haviam pedido o boné (ou o jaleco?).

Quadro pequeno para uma demanda grande de atendimento. E, possivelmente, influenciado por um outro fator, este em apuração pelo Gama Livre, isso para confirmação ou negação.

Resumo do drama:
A reinauguração do PAI/Pediatria do HRG foi mais um blefe do governo Rollemberg.

Ufa! Consegui chegar até aqui e não reproduzir o desabafo do pai de uma criancinha não atendida hoje no HRG. Bom para os ouvidos da minha meia dúzia de leitores. Mas quem sabe depois...eu repita a frase.