Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 1 de julho de 2017

Bois e Homens: atualidade do pensamento de Leonel Brizola (13 anos depois da sua morte) na crise brasileira em dias de Temer, Aécio, Renan, Lula, FHC…

Sábado, 1º de julho de 2017
Temer com Gilmar: conversas sem agenda em Brasília…

…e Brizola:pensamento segue vivo 13 anos
depois da partida.



ARTIGO DA SEMANA
Presença de Brizola: 13 anos sem ele em dias de Temer, Aécio, Lula, FHC…
Vitor Hugo Soares
“Venho e volto do campo e os bois são os mesmos: não mudam de caráter. Já os homens…”
(Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul – um dos principais e mais polêmicos líderes políticos de seu tempo – que partiu há 13 anos, em 21 de junho de 2004. Pensamento e memória atuais e presentes em dias de Michel Temer, Aécio Neves, Lula, FHC, Gilmar Mendes, Renan Calheiros… e muita gente mais, ainda submersa, quanto aos seus verdadeiros papéis na barafunda da crise política e moral, ao lado da incerteza econômica que se aprofunda a olhos vistos. A ponto do ministro Henrique Meireles retomar, esta semana, o discurso de criação de novos impostos para tapar buracos fiscais.)

Enquanto o duro vai não vai, como no “Piston de Gafieira”, de Billy Blanco, o jornalista, de seu posto de observação à beira da Baia de Todos os Santos, verifica e anota o estranho nervosismo em expansão. A começar pela inquietante movimentação em Brasília: nos palácios do governo Temer, que mais parecem cenários dos filmes de assombração com Lon Channey, o homem das mil caras, na era do cinema mudo.