Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 14 de maio de 2020

A política candanga como ela é

Quinta, 14 de maio de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


André Felipe Oliveira da Silva (ao centro) foi preso pela Polícia Federal por supostas irregularidades na venda ao Estado do Pará de aparelhos respiratórios. Em 2007, ele foi secretário de Esportes de José Roberto Arruda (PL), e, hoje, é o segundo suplente do senador Izalci Lucas (PSDB).

Por Chico Sant’Anna

Como na Quadrilha, de Carlos Drumond de Adrade, em que “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava”, a política candanga é de um intrincado de ligações, que quando se puxa um fio, aparece um monte de nomes. De uma só tacada, a justiça do Pará conseguiu fazer de longe, no Distrito Federal, uma cesta de três pontos. Ao mandar a Polícia Federal prender o vice-presidente do diretório regional do Democratas do DF, André Felipe Oliveira da Silva, ela respingou no senador Izalci Lucas (PSDB-DF), no presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem) e no ex-governador José Roberto Arruda (PL).

Embora seja empresário no Rio de Janeiro, André Felipe, além de estar no comando do diretório dos Democratas de Brasília, é o segundo suplente do tucano Izalci Lucas. Quando da eleição, em 2018, era filiado ao PR, que mudou seu nome para Partido Liberal – PL. Em 2007, na gestão de José Roberto Arruda (PL) no GDF, ele ocupou a secretária de Esporte. Foi na gestão de Arruda que se deu início ao projeto de reforma do estádio Mané Garrincha, para que Brasília sediasse uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol.