Terça, 15 de julho de 2025
Por Tita Lyra
“De Volta pro Aconchego” celebra memória de Dominguinhos com Taís Guerino, Silvino Filho e Passo Largo
Após mais de uma década de sua partida, o Brasil permanece sentindo saudades do sorriso aberto e do fole encantado de Dominguinhos. No mês em que se completam 12 anos de sua morte, ainda há aqueles que se esforçam para disseminar o rico legado que os inspira. Este é o caso do show em homenagem ao compositor a ser realizado no próximo dia 17 de julho no Clube do Choro.
O encontro estelar entre a cantora e compositora Taís Guerino e o super trio Passo Largo produz um jeitinho carinhoso de homenagear o mestre da sanfona. Quem assume o desafio de interpretar o acordeonista, é Juninho Ferreira. A noite ainda terá a participação especial de Silvino Filho, concedendo um tom especial à poesia nordestina cantada. “De Volta pro Aconchego” oferece ao amante da música uma experiência ímpar que mistura virtuose com afeto, ao costurar música à memória de Dominguinhos — como se tais coisas existissem separadamente!
Como um artista que atingiu a universalidade a partir de seu inerente traço regional, Dominguinhos bradou a cultura nordestina aos quatro ventos ao cantar a experiência humana em sua essência mais luminosa, sempre com leveza, humor, alegria e lirismo. Assim conquistou seu lugar no panteão da música brasileira, deixando “Eu Só Quero Um Xodó”, “Isso Aqui Tá Bom Demais” e “De Volta pro Aconchego” como marcas extemporâneas, que vivem em nossos ouvidos e ainda mexem com nossas cinturas.
Sob a direção musical de Marcus Moraes, o show conta com as vozes de Taís Guerino e Silvino Filho acompanhados pela banda Passo Largo — composta por Marcus Moraes (guitarra), Vavá Afiouni (baixo) e Thiago Cunha (bateria) — além da participação de Juninho Ferreira no acordeão. Juntos, eles cumprem a promessa de um tributo repleto de música e ternura, à exemplo do próprio mestre Dominguinhos.
No palco, clássicos do repertório de Dominguinhos ganham novas camadas de emoção com os arranjos inventivos da Passo Largo e a interpretação sensível de Taís Guerino, cuja voz carrega tanto o respeito à tradição quanto a ousadia da recriação. O público pode esperar releituras vibrantes, que mantêm viva a essência do mestre enquanto apontam caminhos para a continuidade de sua arte — pulsante, atual e profundamente brasileira.
Mais do que um show, “De Volta pro Aconchego” é um gesto de reencontro com as raízes, com a memória afetiva de tantas gerações embaladas pela sanfona de Dominguinhos. É também um convite à celebração coletiva, onde cada acorde é um abraço, cada canção, uma saudade compartilhada — dessas que, em vez de doer, aquecem.
Silvino Filho-
Vavá Afiouni
Thiago Cunha
Juninho Ferreira