
Olá,
Celebrado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e de Luta pela Soberania Alimentar reforça a importância do acesso a alimentos saudáveis, produzidos com respeito à natureza e às culturas locais.
No Xingu, essa visão se transforma em prática todos os dias e foi amplamente celebrada na 2ª ExpoTIX - Feira e Exposição dos Produtos do Território Indígena do Xingu, realizada de 16 a 19 de setembro pela ATIX e parceiros.
O evento reuniu 16 povos indígenas e cerca de 700 participantes na Aldeia Khikatxi (TI Wawi), em um festival de alimentos, arte e saberes tradicionais.
Entre os produtos expostos estavam o sal de aguapé, o Mel dos Índios do Xingu, o beiju, frutas do Cerrado, farinhas, todos resultado de sistemas de produção que preservam a floresta e garantem alimentos livres de venenos.
Sal de aguapé, artesanatos, peixe com beiju e cestarias

A Carta da 2ª ExpoTIX, divulgada ao final do evento, defende o fortalecimento das economias locais e o reconhecimento da produção indígena como essencial para a segurança alimentar e climática do país.
O ISA apoia a ATIX na valorização dessas práticas e na construção de políticas que protejam os territórios e reconheçam o papel das comunidades indígenas na produção de alimentos e proteção da sociobiodiversidade.
Além do ISA, também apoiaram o evento a Embaixada da França no Brasil, Energisa MT, Funai, Dsei - Xingu, Unifesp (Projeto Xingu), Imaflora, Rede de Sementes do Xingu, Rede Xingu Mais, AIK Produções e Coiab, Secel/MT e Ministério da Cultura.

Socioambiental se escreve junto.

Ana Amélia Hamdan
Instituto Socioambiental (ISA)
Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org