Réu foi encontrado 25 anos depois do crime por meio de diligências da Promotoria de Justiça do Gama
Será realizado, nesta terça-feira, 11 de novembro, o júri de Francisco Edson Pereira, o réu foragido há mais tempo no Distrito Federal. Ele foi denunciado por um homicídio cometido em 1999. A sessão ocorrerá no Tribunal do Júri do Gama a partir das 9h.
Francisco trabalhava como repositor em um supermercado da cidade na época do crime. No dia 1º de maio de 1999, no Setor Leste, ele esfaqueou José Eroaldo Ferreira de Menezes, que não resistiu aos ferimentos e morreu.
A denúncia do MPDFT, oferecida em 21 de março de 2000, apontou que o crime teve motivo torpe, resultante de desavenças anteriores entre o réu e a vítima, além do emprego de recurso que dificultou a defesa, uma vez que o acusado aproximou-se repentinamente da vítima e a atacou de forma súbita.
Naquele mesmo ano, um mandado de prisão preventiva foi expedido, mas Francisco permaneceu desaparecido desde então, tornando-se o fugitivo procurado há mais tempo no Distrito Federal. Em 2013, após diversas tentativas de localização, foi determinada a suspensão do processo e do prazo prescricional, porque o réu não compareceu e nem constituiu advogado. Em junho de 2024, a Promotoria de Justiça do Gama retomou as diligências para tentar localizá-lo, o que ocorreu em fevereiro deste ano.
Leia mais
Após 25 anos de fuga, réu foragido há mais tempo no DF passa por audiências de instrução
