Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Megaoperação da PM usa pelotão ninja, isola black blocs e prende 230

Domingo, 23 de fevereiro de 2014 
Protesto deixou oito feridos e teve mais de mil manifestantes, um deles levava uma mochila com coquetel molotov; PM iniciou revista na saída do Metrô; policiais detiveram ativistas com golpes de artes marciais; houve depredação no centro de SP

Bárbara Ferreira Santos e Fabio Leite - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O protesto Não Vai Ter Copa terminou com 230 detidos na noite de deste sábado, 22 - o maior saldo de prisões em manifestações. No centro de São Paulo, houve quebra-quebra e agressões feitas por manifestantes e por policiais militares. Os participantes do ato foram cercados e detidos pelos integrantes do pelotão ninja, o grupo de policiais especializados em artes marciais.
Policias detiveram manifestantes com golpes de artes marciais - Epitácio Pessoa/Estadão
Epitácio Pessoa/Estadão
Policias detiveram manifestantes com golpes de artes marciais

Às 23h30 deste sábado, 37 detidos foram liberados do 4.º Distrito Policial (Consolação).

A nova estratégia da PM era apoiada pela Tropa de Choque e por um helicóptero. O objetivo era isolar os black blocs dos demais manifestantes. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas - cinco PMs, dois ativistas e um jornalista.

O tumultuo começou às 19h30. Os PMs cercaram um grupo de manifestantes na Rua Xavier de Toledo, no centro. No momento da detenção, nenhum deles estava cometendo vandalismo. A PM, porém, informou que só agiu após os primeiros atos de depredação.

Os policiais apanharam os manifestantes com golpes de artes marciais, como o chamado "mata leão", e desferiram golpes de cassetete. Eles retiravam um a um os manifestantes do meio do grupo. Até uma mulher sem máscara foi imobilizada pelos PMs e jogada ao chão.