Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Para MPF no Mato Grosso, laudo da construtora da Arena Pantanal não é conclusivo sobre a segurança da obra

Quarta, 19 de fevereiro de 2014
   Uma auditoria independente está sendo feita por perito do MPF e do Crea para avaliar danos causados e laudos já apresentados pelo governo do Estado
    Ainda sem o resultado da análise detalhada e dos cálculos sobre as consequências do incêndio, ocorrido há quase quatro meses, na estrutura da Arena Pantanal, o entendimento do Ministério Público Federal é que ainda não há um relatório que garanta a segurança na obra do estádio que está sendo construído para abrigar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá.
   “O MPF ainda não teve acesso, nem o MP Estadual, a um relatório conclusivo que possa atestar a segurança das instalações. Ninguém está dizendo que as instalações são inseguras [em decorrência do incêndio]. Nós só queremos uma garantia real de segurança e nós ainda não temos isso”, disse a procuradora da República Bianca Britto de Araujo pouco antes de iniciar a vistoria realizada, a pedido do Ministério Público Federal, por profissionais ligados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) e por peritos do Ministério Público Estadual, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro.
   Segundo a procuradora, se o laudo feito pela Concremat Engenharia e Tecnologia S/A , que é a empresa gerenciadora da obra do estádio, aponta a necessidade de mais estudos e análises estruturais, é porque o laudo ainda não é conclusivo para garantir a segurança.
   “Há o interesse público de que o evento seja realizado da melhor forma possível, garantindo a segurança dos torcedores, dos jogadores e dos trabalhadores e, principalmente, que o investimento público que está sendo feito na obra seja bem aplicado”, concluiu a representante do Ministério Público Federal.
   Na reunião que antecedeu a vistoria na Arena Pantanal, o engenheiro responsável pela execução da obra informou aos representantes do MPF, MP/MT e Crea que os cálculos recomendados no laudo da Concremat estão sendo feitos pelo engenheiro responsável pelo projeto do estádio e por um consultor, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e devem ser finalizados nos próximos dias.
   O objetivo da vistoria realizada, explicou a procuradora, é verificar se os reparos já feitos atenderam às especificações técnicas indicadas pela Concremat.
   Na próxima semana, um perito em engenharia do Ministério Público Federal virá a Cuiabá para colaborar com a análise dos laudos apresentados pela Secopa e no trabalho do Crea e dos peritos do MP Estadual.
   O incêndio ocorreu no dia 25 de outubro. Segundo a Secopa, o fogo ficou localizado numa área de 40 metros quadrados onde estavam 20% do estoque de isopor que seria utilizado no isolamento térmico da cobertura da Arena Pantanal.
   Ainda de acordo com a Secopa, houveram danos em três áreas: (1) instalação elétrica, eletrônica, dados, hidráulica, climatização e no sistema de detecção e alarme de incêndio; (2) houve desagregação do concreto da parede, teto, piso, coluna e viga; (3) brises, telas metálicas de fechamento da fachada do estádio. 
   Pedido de informações - O secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, recebeu em mãos o ofício do Ministério Público Federal requerendo informações detalhadas sobre a análise e cálculos estruturais envolvendo os danos causados na estrutura da Arena Pantanal, além de documentação comprobatória da realização de reparos e de que estes atendem satisfatoriamente às exigências de segurança.

Íntegra do ofício.