Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de julho de 2016

'Prenda' de 404 milhões de euros a empresário senta diretora-geral do FMI no banco dos réus

Sábado, 23 de julho de 2016
Do Esquerda.Net
Christine Lagarde, enquanto ministra da Economia de Sarkozy, decidiu que um banco público francês devia compensar o empresário Bernard Tapie em 404 milhões de euros. FMI mantém “confiança” na atual arguida para continuar a chefiar a instituição.

Pedro Passos Coelho, atual líder do PSD/Portugal, e Christine Lagarde, diretora-geral do FMI e ex-ministra da Economia de França. Foto de European Council/Flickr.
Um tribunal francês decidiu que a diretora-geral do FMI será julgada pelo seu papel no caso que envolveu o Crédit Lyonnais e o empresário Bernard Tapie, quando era ministra da Economia de Nicolas Sarkozy em França.


Em dezembro, um outro tribunal francês já tinha decidido que Christine Lagarde deveria responder na justiça, mas a diretora-geral do FMI recorreu e agora o tribunal de recurso validou a anterior decisão judicial.

A Justiça quer saber se houve negligência numa arbitragem, em 2008, no qual a atual diretora do Fundo Monetário Internacional decidiu a favor de Bernard Tapie.

Esta foi uma disputa que envolvia também o banco público Crédit Lyonnais, acabando por ser atribuída ao empresário uma compensação de 404 milhões de euros.

A antiga ministra será julgada pelo Tribunal de Justiça da República, a instância habilitada a julgar os delitos cometidos por membros do Governo no exercício das suas funções.

O FMI já afirmou que mantém a “confiança” em Lagarde, depois de ter sido anunciada a decisão do tribunal francês.

O Conselho de Administração do FMI, que representa os 189 Estados-membros, “continua a manifestar a sua confiança na capacidade da diretora-geral de desempenhar eficazmente as suas funções”, declarou o porta-voz da instituição, Gerry Rice, em comunicado.