Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Presença de reportagem de TV faz Rollemberg desistir de reinaugurar a Clínica Médica e a Cardiologia do HRG

Segunda, 13 de março de 2017
Caos no superlotado PAI do HRG. Mães e crianças esperam várias horas na rua até que sejam atendidas. Foto Gama Livre 13/3/2017-11h01 

Quando da "reinauguração" do PAI e da Pediatria do HRG, o governo Rollemberg prometeu reabrir hoje (13/3) a Clínica Médica (fechada no início de 2016) e a Cardiologia. Não cumpriu!

Fugindo da TV como o Diabo corre da cruz. Periquito come milho e papagaio leva a fama

Convite rodando, sendo repassado inclusive pelo WhatasApp, a prevista “reinauguração” de hoje (13/3) da Clínica Médica e da Cardiologia do HRG seria uma nova oportunidade para o governador Rollemberg tentar romper a imagem que carrega de ineficiente administrador da saúde pública do DF.

Tudo preparadinho, inclusive a  claque do gargarejo. O pessoal do oba oba, já compromissado.

Seria o ambiente ideal para discursos, palmas e a geração de releases otimistas sobre a reinauguração das duas unidades do HRG.

Mas eis que as notícias sobre a continuidade do caos no Pronto Atendimento Infantil (PAI), e isso depois da apelidada “reinauguração” deste setor e da Pediatria,  que, por sinal, até agora não voltou a funcionar, fez com que as  câmaras da TV Record se voltassem para aí. A matéria foi realizada na manhã de hoje (13/3) no mesmo horário em que o governador Rollemberg estaria no hospital para a festa de reinaugurar a Clínica Médica e da Cardiologia.

E se a reportagem da TV Record aproveitando a presença do governador e profissionalmente o questionasse, e o convidasse para constatar o caos no PAI? Como a reinauguração e presença de Rollemberg, parece, era mais para a mídia, não poderia ser embaçada pelos questionamento da reportagem.

Melhor foi, então, adiar a entrega da Clínica Médica e da Cardiologia. Mas reconhecer de público o recuo estratégico, jamais.

A culpa foi jogada nas costas dos terceirizados da limpeza na Secretaria de Saúde. Esse pessoal entrou de greve desde a última quinta (9/3), por não ter recebido os salários.

Duas versões hoje se espalharam como rastilhos de pólvora pelos corredores e boxes do hospital. Uma oficial, que explica o adiamento da reinauguração da Clínica Médica e Cardiologia como sendo em razão da greve do pessoal da limpeza, o que não teria permitido que as instalações ficassem limpas para a presença do governador.

A outra versão, plausível, e com potencial de ser a verdadeira, é a do medo de Rollemberg que a equipe de reportagem que fazia a matéria sobre a situação caótica do Pronto Atendimento Infantil, aproveitasse sua presença para questionar o estado de coisas em tal unidade. E equipe de reportagem que se preze, jamais perderia a chance de ouvir um governador sobre tal problema.

Resumo do caos: sofrimento de pacientes (mães e crianças) no PAI; e adiamento da reinauguração da Clínica Médica e da Pediatria do HRG.

Abre, Rollemberg!