Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de junho de 2018

GDF: Sobra dinheiro. Falta gestão

Sexta, 22 de junho de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Foto de Marta Crisóstomo Rosário
Relatórios e pareceres apontam que na administração de Rodrigo Rollemberg, o GDF deixou de usar centenas de milhões de reais alocados pela União para áreas como Saúde, Educação, Meio-ambiente, transporte e até Segurança Pública.

Por Chico Sant’Anna
Desde o início do atual Governo, o discurso tem sido único, no sentido de que faltam recursos para uma gestão mais produtiva e realizadora. Chegando ao término do mandato, relatórios e pareceres de diferentes organismos revelam que o GDF tem sido incompetente na execução de projetos, principalmente de convênios, deixando de usar recursos repassados pela União para diferentes setores. O desperdício se revela em áreas sensíveis como Educação, Saúde, Mobilidade e Segurança Pública. A não execução desses projetos, além de privar a população de Brasília de melhores serviços públicos, deixa de gerar renda e novos empregos numa cidade onde o desemprego ultrapassa a casa das 320 mil pessoas.
Já registramos aqui a não execução de um convênio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no valor de R$ 80 milhões, para a construção de 56 creches. A cidade vivencia um déficit de 25 mil vagas para crianças com menos de 5 anos de idade e estas escolas poderiam suprir mais da metade desta demanda. Em meio turno elas abrigariam 13 mil crianças.
    Saúde

    Recente relatório do Fundo Nacional de Saúde – revelado pelo portal Metrópoles – traz a triste realidade de que a secretaria de Saúde deixou de executar, em 2017, R$ 330,2 milhões. Montante suficiente para a construção de 50 UPAs ou a aquisição de 100 aparelhos de ressonância magnética.