Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Documento mostra que secretário de Saúde não sabe o que fala

Sexta, 29 de junho de 2018
Por SindSaúde Notícias
Um memorando interno da Secretaria de Saúde desmente o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. À época da greve dos caminhoneiros, os hospitais do Distrito Federal sofreram com o desabastecimento. Mas foi apenas um agravamento da situação, já que a falta de insumos é uma rotina na rede.

À imprensa, o secretário chegou a afirmar, por exemplo, que a falta de soro fisiológico era motivada pela paralisação. E por conta disso  estariam remanejando os frascos de soro de uma unidade para a outra para tentar manter os atendimentos.

Fonseca disse ainda que a empresa fornecedora do soro fisiológico ficava em São Paulo e a fabricante não estaria conseguindo colocar os caminhões na rua para transportar até o DF.

Entretanto, o memorando que a reportagem teve acesso mostra que mesmo depois de um mês do fim da greve, o material ainda falta. Mas o motivo seria outro, como segue abaixo:

“Informamos que o Núcleo de Farmácia Hospitalar não recebeu o pedido mensal em sua totalidade da Farmácia Central por motivo de problemas logísticos e de pessoal inerentes àquele Setor. Neste mês de junho ainda ficaram pendentes parte do quantitativo de soluções parenterais de grande volume solicitados, bem como diversos materiais.

Informamos que no momento não dispomos de carregadores em número suficiente para atendimento diário das solicitações de materiais e soluções de grande volume dos diversos setores deste Hospital. Considerando sermos um hospital de grande porte, com cerca de 500 leitos, o carregamento de materiais e soluções de grande volume para as clínicas tem sido bastante exaustivo para o único funcionário da FUNAP cedido para este Núcleo.”

Será que o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, sabe do que ele está falando?

Veja o memorando na íntegra

[Clique na imagem para melhor visualizá-la]

============
Do editor do Gama Livre:
Não sei, bateu uma saudade das músicas do Tremendão.