Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Sem material adequado para proteção, servidor exposto à radiação contrai câncer de tireoide

Quinta, 28 de junho de 2018
Do SindSaúde
Imagens: Peter Neylon // Notícias 
Secretaria de Saúde foi notificada pelo Ministério do Trabalho para prestar esclarecimentos sobre o caso; problemas com aventais plumbíferos e protetores de tireoide são recorrentes nos hospitais do DF.
O Ministério Público do Trabalho (MPTDF) emitiu ofício pedindo esclarecimentos ao secretário de Saúde, Humberto Fonseca, sobre o caso de um servidor da área de radiologia que teria desenvolvido câncer de tireoide devido irregularidade no fornecimento de aventais plumbíferos e constante exposição a elementos radioativos na rotina de trabalho. A Pasta recebeu a notificação na sexta-feira (22) e tem dez dias para se manifestar.

Uma análise técnica pericial realizada em agosto de 2017 pela equipe Física Médica da Secretaria de Saúde (SES-DF) nas vestimentas de proteção individual do Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Paranoá (HRPa) catalogou 23 aventais e apenas 13 protetores de tireoide, dos quais 11 apresentavam defeito na borracha plumbífera e tiveram recomendação de retirada por risco direto à saúde dos profissionais. “Esta borracha estava acumulada em pontos aleatórios dos protetores e após (os protetores) serem submetidos à fluoroscopia, foram visualmente comprovados os danos”, narra o servidor em documento anexado ao ofício do MPTDF.
“Cabe destacar ainda que a radiação é cumulativa e que não existem dosímetros para quantificá-la nem avaliação periódica do grau de exposição para os médicos ou outro tipo de avaliação específica pela Medicina do Trabalho”, completa. Teriam ocorrido ainda outros casos da doença no mesmo período em servidores que desempenham funções semelhantes. Com medo, muitos profissionais acabam comprando seu próprio material de proteção (clique aqui para conferir)
A situação foi levada ao conhecimento da Assessoria Jurídico Legislativa da SES (AJL) ontem (25), que deve se manifestar em dez dias. (Clique aqui para conferir)
Situação parecida na Ceilândia
Em abril, a supervisão de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) comunicou à Gerência de Enfermagem (Genf) — com vistas ao Núcleo de Medicina do Trabalho (NSHMT) — que os aventais da unidade se encontram em más condições para o uso dos servidores e sobre a falta de dosímetros individuais. (Clique aqui para conferir)

Problema também no HMIB
Um laudo pericial decorrente de inspeção realizada em novembro passado no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), apontou inúmeras irregularidades, entre elas a falta de identificação relacionada ao número de Certificados de Aprovação do Ministério do Trabalho acerca dos aventais pumbíferos e protetores de tireoides usados pelos trabalhadores dos serviços de radiodiagnósticos.

“Devido à ausência de identificação dos certificados de aprovação, fator que caracteriza o descumprimento do item 6.9.3 da NR 6 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho, opina-se que não houve regularização do fornecimento desses equipamentos de proteção. Ademais, informa-se que havia protetor de tireoide bastante danificado, não sendo aconselhável a sua utilização”, detalha o documento.
Procurada pelo SindSaúde, a Secretaria de Saúde não se manifestou.