Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Incabível deixa as coisas “imexíveis”

Ao decidir que é incabível recurso contra arquivamento das representações contra Sarney, senadora do PT deixa tudo “imexível” no Senado.

A Segunda Vice-Presidente do Senado, senadora Serys Slhessarenko (PT-Mato Grosso), negou hoje um recurso interposto por 11 senadores filiados a sete partidos. O recurso era contra o arquivamento pelo Conselho de Ética (?) e Decoro (?) Parlamentar de representações contra Sarney. Os senadores pediam a reavaliação pelo Plenário do Senado do arquivamento das acusações contra o político maranhense (ou seria macapaense?).

A decisão foi baseada em nota informativa de um consultor legislativo. O servidor sustentou a tese de que não há previsão no Código de Ética (?) e Decoro (?) Parlamentar de recurso para o Plenário do Senado de decisão que determine a inadmissibilidade de representação ou denúncia contra senador. Um recurso assim só cabe, segundo o servidor, perante o próprio Conselho.

A decisão a favor do arquivamento das denúncias, arquivamento questionado agora pelos 11 senadores, foi tomada pelo presidente do Conselho, Paulo Duque, aquele que disse que a opinião do povo é muito maleável, e que por isso não se preocupava com o que o povo poderia pensar. Ele é do PMDB e é segundo suplente de senador pelo Rio de Janeiro, e integrante da tropa de choque de Sarney.

Moral da história: Enquanto as investigações forem consideradas “incabíveis”, as possíveis mutretas permanecerão “imexíveis”.