Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Operação Ararath prende deputado, e ex-secretário de Mato Grosso; e realiza buscas no apartamento do governador

Terça, 20 de maio de 2014
Redação do GD — Gazeta Digital
A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (20) mandado de busca e apreensão na residência do deputado estadual José Riva (PSD) e também do governador do Estado Silval Barbosa (PMDB). As buscas fazem parte da 5ª fase da Operação Ararath que começou em novembro e investiga um grande esquema de lavagem de dinheiro.
Durante as buscas foram presos o deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Fazenda, da Casa Civil e da Copa do Mundo, Éder Moraes. Também foram cumpridas buscas no gabinete do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Sérgio Ricardo e do conselheiro aposentado Alencar Soares.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso também foi alvo dos agentes, logo no início da manhã os policiais foram ao local e começaram as buscas pela presidência onde colocaram um sofá para bloquear a passagem enquanto permaneciam por lá.
09h34 - O empresário Altevir Magalhães está neste momento na sede da Polícia Federal, em Cuiabá, prestando depoimento sobre seu envolvimento, na Operação Ararath. Segundo a defesa do empresário, o advogado Jackson Mário de Souza, Magalhães teve sua residência e empresa sob busca e apreensão de documentos, contudo ele não foi preso. A acusação contra Altevir seria de que ele teria financiado a campanha do deputado estadual, José Riva (PSD). Segundo Jackson, há alguns meses atrás, seu cliente já havia prestado depoimento referente a essa Operação.
“A PF fez busca a apreensão no apartamento e na empresa, buscando documentos relacionados a financiamento de campanha, dinheiro que a empresa movimentou na campanha do deputado, mas ele não financiou a campanha do Riva. Estamos aqui na PF para prestar esses esclarecimentos, que já prestamos há meses atrás”, destacou o advogado.
10h35 - O ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes (PR) está na sede da Polícia Federal prestando depoimento. Logo depois, Moraes deve ser encaminhado a Brasília. O deputado José Riva deve chegar a qualquer momento também na PF para esclarecimentos, e assim como Eder, deverá ser encaminhado ao Departamento da Polícia Federal.
10h53 - A Delegacia da PF, em Rondonópolis (212 km ao sul da capital) também está cumprindo mandado de busca e apreensão, na região. Policiais federais não informaram quais os envolvidos. 
11h10 - A esposa do deputado estadual José Riva (PSD), e ex-secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, chegou a sede da Superintendência da Polícia Federal,em Cuiabá para prestar esclarecimentos.
11h20 - Os advogados Ulisses Rabaneda e Válber Melo, que defendem o governador Silval Barbosa (PMDB) chegam a sede da PF para buscar informações.
(Colaborou Gláucio Nogueira e Lis Ramalho)
Leia também: