Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Memorial TJDFT disponibiliza processos históricos sobre João Goulart

Segunda, 29 de abril de 2019
Do TJDF
Foram adicionados na página do Memorial TJDFT resumos descritivos de dois processos judiciais históricos que envolveram o ex-presidente da República João Goulart, o Jango. Um deles é o inquérito policial militar nº 5298/65 e 38933/66, da 2ª Vara Criminal do Distrito Federal (Supremo Tribunal Federal – STF), instaurado para apurar as responsabilidades por supostos crimes contra o Estado no âmbito da Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP.
O outro, é o Agravo de Instrumento 263, processo nº 11643/73, proposto pela NOVACAP contra João Goulart, sob a acusação de enriquecimento ilícito, no exercício do cargo, devido a benfeitorias em imóveis particulares, promovidas com recursos materiais e humanos da NOVACAP, em propriedades particulares situadas em Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Estado da Guanabara.

O ex-presidente da República foi réu nesses processos judiciais, após ter seus direitos políticos suspensos por dez anos, durante o período inicial do Regime Militar no Brasil, em 1965. Figurou ainda, entre os investigados, no inquérito policial militar, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Evandro Cavalcanti Lins e Silva, que, à época dos fatos, fora representante da União Federal junto à direção da NOVACAP, tendo em vista que ocupava o cargo de Procurador-Geral da República.

Os processos também estão em exposição no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília.