Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 12 de maio de 2019

#EmDefesaDaUnB: mas nem todos têm se engajado

Domingo,12 de maio de 2019


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Em 2018, o orçamento da UnB foi de R$ 1,7 bilhão, quase todo ele injetado na economia candanga, seja sob a forma de salários, bolsas, seja em compras de bens e serviços, construções e reformas. A geração de renda vai da vendedora de dim-dim à grande construtora ou empresa de vigilância. Nenhuma outra instituição sediada na Capital, privada ou pública, tem o peso econômico que a UnB possui e, muito menos, a interface social que ela proporciona.

Por Chico Sant’Anna
Começa a mobilização pela defesa da integridade orçamentária da Universidade de Brasília. Alunos, ex-alunos, professores e servidores deram um grande abraço na Biblioteca do Campus Darcy Ribeiro. O Ato contou inclusive com a presença de parlamentares de outros Estados, mas nem toda comunidade política do DF esteve lá presente.

Dos candidatos ao GDF em 2018, só a professora Fátima Sousa esteve presente, da atual gestão do GDF,  nem mesmo o secretário de Educação foi defender a principal instituição de ensino da Capital.

Dos 24 distritais, contei a presença de três: Fábio Felix (Psol), Leandro Grass (Rede) e Chico Vigilante (PT). Dos oito federais do DF, vi dois: Erika Kokai (PT) e Professor Israel Batista (PV). Nenhum dos três senadores candangos se fez presente, embora alguns tenham enviado assessores para representa-los.