Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

[Veja a vídeo-entrevista] Saúde Pública: o diagnóstico e as soluções para Brasília

Quinta, 15 de maio de 2014



Fotos de Roberto Marcheley, do blog Expansão do Setor O

O governo Agnelo Queiroz vai chegando ao seu fim e a promessa de resolver em 90 dias o caos na rede pública de saúde do Distrito Federal não se cumpriu.

Na rede que já foi exemplo para o Brasil, falta de tudo: equipamentos, medicamentos, profissionais de saúde. Falta pediatra, falta psiquiatra, falta cardiologista, falta maca, falta cadeira de rodas…, e sobra publicidade nos meios de comunicação.

O caos absoluto em quase todas as áreas. Programas como o Saúde em Casa foram abandonados. Os centros de saúde estão desaparelhados. As UPAs, na verdade, se valem dos mesmos profissionais que antes atuavam nos Hospitais Regionais. Sem novos profissionais, a rede fica sem condições de atendimento à população.

Sem encarar o problema de frente,o GDF se vale de fórmulas mirabolantes, nem sempre de grande capacidade de resolução.  No lugar de contratar profissionais, entrou no Mais Médico. Em vez de instalar  equipamentos permanentes nos hospitais regionais usa carretas que promovem atendimentos sazonais e seguindo a lógica da espetacularização, do “circo chegou.”
 

Diariamente, pacientes e familiares são obrigados a recorrer à Justiça para garantir o recebimento de atendimentos, internações e medicamentos.

Como resolver o problema da Saúde no Distrito Federal?

Na série de vídeo-entrevistas sobre os problemas do Distrito Federal, o blog Brasília, por Chico Sant’Anna, recebe o presidente da Associação Médica de Brasília, Dr. Luciano Carvalho.

A entrevista está dividida em dois blocos. Basta clica, para assistir. Não deixe de colocar seus comentários.

Confira a entrevista, dividida em dois blocos.

Saúde Pública no DF -Parte 1


Saúde Pública no DF -Parte 2


Acompanhe também as entrevistas sobre o PPCUB, com a arquiteta Vera Ramos, diretora de Patrimônio do Instituto Histórico e Geográfico do DF, a entrevista com o urbanista Frederico Flósculo, sobre a Expansão Urbana no Distrito Federal, e a entrevista com o professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Paulo César Marques da Silva, sobre Mobilidade Urbana e as soluções para Brasília