Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 3 de junho de 2017

Leonardo Bessa visitou a mansão de Willer Tomaz

Sábado, 3 de junho de 2017
Leonardo Bessa visitou a mansão de Willer Tomaz
MP compartilha com o Cade provas sobre fraude na licitação dos ônibus
 
Por Helena Mader-Ed Alves/CB/D.A Press/Correio Braziliense
Blog do Sombra
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bessa, visitou a mansão de Willer Tomaz, no Lago Sul, poucos dias antes de o advogado ser preso na Operação Patmos. Willer, detido preventivamente desde o último dia 18, é acusado de pagar propina ao procurador da República Ângelo Goulart Vilella, em troca de informações sigilosas de investigações do Ministério Público Federal. Bessa confirmou à coluna a visita ao advogado e explicou que a reunião com Willer ocorreu para “falar da participação do MPDFT em um programa institucional na rádio”. Ele fez menção à Rádio JK — a emissora pertence ao ex-vice-governador Paulo Octávio, mas é arrendada por Willer e seu sócio, Anderson Carlos Silva. Segundo Bessa, a visita foi oficial. “Até um dia antes de ser preso, era simplesmente um advogado bem sucedido e bem relacionado”, afirmou Bessa.

 
MP compartilha com o Cade provas sobre fraude na licitação dos ônibus
 
A Justiça autorizou o Ministério Público do Distrito Federal a compartilhar provas da investigação de fraude na licitação do transporte público com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O Cade também apura a suposta formação de cartel entre empresas vencedoras da concorrência pública, realizada em 2012. Em maio, o juiz Paulo Marques da Silva, da 2ª Vara Criminal de Brasília, determinou que o MP “adote as providências necessárias ao compartilhamento, sob sua responsabilidade, observando o sigilo necessário”. O magistrado lembrou que o advogado Sacha Reck, um dos réus, recorreu sem sucesso ao STJ, alegando conflito de competência. Ele queria ser julgado na comarca de Guarapuava, Paraná, onde é réu em outra ação penal por fraude a licitações de ônibus naquele estado. O interrogatório de Sacha Reck no TJDFT está marcado para 3 de agosto.
 
Consultorias governamentais
 
A Logit, empresa ligada a Sacha Reck e que foi citada na delação premiada da Andrade Gutierrez, ainda mantém negócios com o GDF. Entre 2016 e 2017, a firma recebeu R$ 3,4 milhões do governo local Atualmente, a empresa de consultoria tem contrato com o governo para desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do DF e para a realização da Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF. A licitação que ensejou essa contratação foi realizada em 2014, na gestão passada, e o contrato, assinado em 2015.