Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de abril de 2018

A resposta de uma servidora às declarações do secretário de Saúde e ao promotor da Prosus/MPDF

Segunda, 16 de abril de 2018
Por
Silene Almeida

A seguir postagem de Silene Almeida, servidora da Saúde pública do DF. O texto circulou em dezenas de grupos do WhatasApp em que se discutiu hoje (16/4) as declarações de Humberto Fonseca, secretário de Saúde do DF, e de Jairo Bisol, promotor do Prosus (Promotoria de Defesa da Saúde) do MPDFT, referentes à decisão da Justiça sobre o ICIPI/Hospital da Criança. Os dois —secretário e promotor— criticaram as decisões da Justiça, pois estariam, segundo eles, atrapalhando as ações dos gestores da saúde.

Leia a seguir a postagem desabafo de Silene Almeida:

Então é isso? TODAS as unidades de saúde precarizadas; serviços fechados; crianças sem atendimento pelo fechamento das  pediatrias; cirurgias suspensas por falta de anestesistas, materiais de insumos básicos; retirada de transporte para pacientes carentes fazerem hemodiálise; falta de UTIs, pronto socorros superlotados, saúde mental desmontada e uma infinidade de outros desmantelos e o PROMOTOR do PROSUS, JAIRO BISOL, vem se solidarizar ao Secretário de Saúde, nas redes sociais, por causa da decisão da Justiça obrigando o governo do DF a assumir a gestão do Hospital da Criança??

É essa a prioridade do órgão que atua como tutor dos direitos coletivos? Age seletivamente, indicando que a vida de alguns vale mais que a dos outros? Sim, nos preocupa muito que essa mudança repentina possa prejudicar os pacientes tratados no HC. Eles não têm culpa pela incompetência dos gestores...

Senhor Secretário e Senhor Promotor, não há milagres a serem feitos, mas sim, ações concretas!!! Sabem porque não temos pediatras suficientes? Porque quase ninguém quer vir arriscar o seu CRM numa assistência, propositadamente destruída. Dê condições de trabalho dignas e cumpram as leis que garantem os direitos dos servidores, valorizando-os e verão que temos a MELHOR equipe técnica para assistir os pacientes...

Beira à hipocrisia o lamento do secretário, corroborado pelo excelentíssimo senhor promotor de Justiça do Prosus... Quantos já morreram por falta de UTI, COM MANDADO JUDICIAL NAS MÃOS e esse "parquet" permaneceu silente? Mais trabalho, mais amor e mais respeito é o que todos merecemos, servidores e pacientes!