Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 24 de abril de 2018

Quadra Poliesportiva do Castelinho, Setor Oeste do Gama, um projeto mal-feito e mal-acabado; foram R$285 mil 😱😱. Nem tabela de basquete tem. Luz artificial, até agora só ilumina a parte exterior da cobertura

Terça, 24 de abril de 2018
Por Gama Livre
Iluminação artificial só externa

No Gama, mais uma obra incompleta e esquisita. Anunciada a construção com oba-obas e foguetes, a quadra poliesportiva da Praça 1 (a Praça do Castelinho) no Setor Oeste do Gama, DF, deveria ser entregue completinha em dois meses a partir do início previsto (30/10/2017) das obras. Já se passaram praticamente SEIS meses,  e estamos entrando no sétimo e nada da quadra ser finalizada. Ou está pronta? Será que o governo do DF considera aquela obra completa?

Além de mal projetada, pois, apenas um exemplo, quando chove a água molha a quadra, impedindo, sob risco de acidente, qualquer prática de esporte. O teto ficou 'curtinho' e 'estreitinho' (como disse um jovem que lá estava ontem à tarde), o que não impede a chuva invadir o piso da quadra.

Talvez achando que os moradores que seriam os beneficiados pela obra fossem gatos (que enxergam na escuridão) ou morcegos (que se orientam por radar), o GDF deixou a quadra sem iluminação. Não há lâmpadas na parte interior do galpão/quadra que ilumine o campo. As lâmpadas iluminam, pelo menos até agora, só a parte externa da cobertura. Pombos e corujas (estas apesar de gostarem do escuro), e também mariposas, se deliciam com essa iluminação privativa.

E os executores do projeto, o que fizeram? Já receberam a obra? Atestaram que está tudo certinho, ou produziram relatório listando as irregularidades? E se fizeram isso —apontar as irregularidades— quais os andamentos decorrentes? Esses foram questionamentos feitos no dia 23 de abril de 2018 por moradores que se encontravam na Praça do Castelinho no momento da gravação deste vídeo e dessas imagens.

Mesmo sem iluminação, a quadra, que é poliesportiva, só tem até agora condições satisfatórias (e veja lá, e somente durante a claridade do dia) de ser praticado o futebol de salão. Nem placa de basquete há no local. Vôlei? Esqueça!

Veja fotos dessa esquisitice de quadra 'poliesportiva', que ainda não é poliesportiva.

 Postes iluminam a parte externa do teto. Na quadra, nada.


'Beleza de iluminação'


É pra rir ou pra chorar? A quadra coberta (mas com cobertor curto) e seus postes laterais que só iluminando a parte externa do teto.


Segundo alguns jovens que se encontravam na Praça do Castelinho ontem (23/4) à tarde, essas colunas de aço representam um constante perigo de acidente para quem se aventura a usar a quadra 'poliesportiva' (entre aspas, entre aspas). Segundo eles alguns jogadores já se chocaram com tais colunas, machucando-se, em razão do posicionamento inadequado. Apontaram que deveriam estar após a grade que cerca o campo. E parece que eles têm total razão.



Resumo da ópera: "Construção de quadra poliesportiva coberta na praça 1 (Castelinho) Setor Oeste do Gama, DF; valor total da obra: R$285.222,37; Início da obra: 30/10/2017; término da obra: 29/12/2018 (😱😱😱😱). Acabou a obra????

Vídeo e fotos por gamalivre.com.br
Se alguém quiser usá-los, fiquem à vontade.