Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de julho de 2020

COMBATE PERDIDO. Brasil tem mais de 84 mil mortes e medidas insuficientes para controlar pandemia

Quinta, 23 de julho de 2020
Em 24h foram registrados quase 60 mil novos casos; cientistas criticam isolamento falho


Isolamento foi condenado por Jair Bolsonaro desde o início da crise da covid - Evaristo Sá / AFP
Do
Brasil de Fato
Por

São Paulo (SP) | 
Se preferir beber direto na fonte, clique aqui

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), já foram registradas no Brasil 84.082 mortes por causa da covid-19. Somente entre quarta (22) e quinta-feira (23) houve a confirmação de 1.311 novos óbitos. A taxa de letalidade nacional é de 3,7%. Mas há pelos menos cinco estados em que esse índice é maior: Rio de Janeiro (8,3%), Pernambuco (7,5%), Ceará (4,7%), São Paulo (4,6%) e Pará (3,9%).


Os dados do Conass apontam também que o número de pessoas que contraíram a doença desde que o vírus foi identificado pela primeira vez no Brasil é de 2.287.475. Nas últimas 24 horas de registros consolidados, foram reportados 59.961 novos casos. Os números mantêm o Brasil em segundo lugar nos registros absolutos, tanto de infectados quanto de casos fatais no mundo todo.
O país está atrás apenas do Estados Unidos, que nesta quinta-feira superou 4 milhões de infectados. Junto com a Índia, em terceiro lugar, ambas as nações respondem por quase metade das infecções do planeta. Não coincidentemente, os casos nessas regiões têm aumentado à medida em que ações de isolamento social são enfraquecidas ou deixadas de lado pelo poder público.
O  diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, afirmou que a pandemia foi agravada em algumas nações por falta de liderança política e disputas partidárias. "Quase metade de todos os casos relatados até agora são de apenas três países (...) Embora todos os países tenham sido afetados, continuamos a ver intensa transmissão em um grupo relativamente pequeno de países"
Nesta quinta-feira (23) a revista Science, umas das publicações científicas mais renomadas do mundo, divulgou um estudo apontando que o distanciamento no Brasil é insuficiente para conter a pandemia.O trabalho envolveu instituições de pesquisa nacionais e internacionais e mais de 80 cientistas. 
Segundo o artigo "as intervenções em vigor continuam insuficientes para manter a transmissão do vírus sob controle no país". O texto sugere que a interrupção de serviços no início da pandemia conseguiu reduzir a taxa de transmissão em até um terço. Agora é preciso retoma-las, em conjunto com a testagem em massa e o mapeamento dos contatos de pessoas que foram infectadas. 
O que é o novo coronavírus?
Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho