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(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de julho de 2020

Concurso pagará prêmio para novo símbolo do Rock Cerrado

Terça, 14 de julho de 2020


Espaço para artistas locais se apresentarem no Gama, na década de 1980. Crédito da Foto: Arquivo do Rock Cerrado


Concurso pagará prêmio para novo símbolo do Rock Cerrado
Um dos mais tradicionais festivais de rock do Distrito Federal abriu concurso para renovar sua marca. O símbolo deve traduzir as principais bandeiras do evento: Música e Ecologia. As inscrições permanecerão abertas até o dia 5 de agosto de 2020, no site www.rockcerrado.com.br .
“A satisfação pela criação da marca, e não somente à premiação no valor de dois mil reais (destinada ao 1º lugar), deverá envolver as pessoas, chamando atenção para a importância do meio ambiente” – Essa é a expectativa da Comissão Organizadora do Rock Cerrado do Gama.
Os organizadores aproveitam a divulgação do concurso que definirá o novo símbolo do Rock Cerrado e abordam outras questões ligadas à 14ª edição do evento.
Palestras sobre preservação ambiental e declamação de poesias relacionadas à pauta ecológica – escritas por alunos da rede pública – poderão ter ajustes de formato e datas, se for o caso, observando a segurança sanitária de palestrantes, professores e alunos, devido à pandemia do coronavirus: "É uma questão de responsabilidade", acentua a Coordenação Geral.
As apresentações musicais, inicialmente previstas para acontecer nos dias 12 e 13 de setembro próximo, durante a Semana do Cerrado, também estão sob análise de data e logística.
“2020 está exigindo soluções criativas. A humanidade se depara com um momento complicado para a saúde do corpo. Por outro lado, arte e entretenimento são essenciais para a saúde mental. Nossa relação com artistas e público é de empatia. O próprio festival registra períodos de incertezas e reinvenção ao longo de 34 anos de muita luta, em intervalos irregulares, por fatores diversos” – contextualiza o Coordenador Geral Carlos Trindade, remanescente da primeira edição do Rock Cerrado do Gama.
“A 14ª edição do evento está garantida, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Contamos também com o suporte da Cia Lábios da Lua, que é uma ONG formada por produtores e artistas. As seletivas do Ceilândia, Gama, Plano Piloto e Valparaíso de Goiás podem até ser realizadas através de ‘lives’, via redes sociais. Mas não dá para abrir mão dos dois dias de apresentações na Praça do Cine Itapuã, com a presença do público. Os shows vão rolar, da melhor maneira, quando as autoridades da Saúde puderem garantir que não há mais risco de transmissão em massa do coronavírus” – avalia o Coordenador, que diz ainda:
"O Rock Cerrado inicia uma nova era com o concurso para reformulação da marca. O Festival sempre foi mais que shows. Nosso primeiro símbolo foi desenhado em preto e branco por um dos próprios idealizadores do certame artístico, chamado Guto – era uma árvore e uma guitarra. A Composição com um sol vermelho foi concebida cinco anos depois por um artista plástico residente no Gama, chamado Caumir. Temos uma história de coletividade. Ao começar distribuir panfletos pelas ruas em 1986, estávamos propondo mobilização pelo meio ambiente, por meio da arte. Mas a concepção de tudo estava restrita a um núcleo de colaboradores próximos. Em 2020 a mobilização está nas redes sociais, é mais ampla. Com essa campanha, renovaremos a versão utilizada até o momento, que já veio de uma evolução visual. Artistas locais e do mundo inteiro podem acessar o site www.rockcerrado.com.br e participar da criação da nova marca, com o tema Música e Ecologia.”
Mais informações sobre o festival podem ser obtidas diretamente com a Coordenação Geral do Rock Cerrado do Gama, via WhatsApp 61 99589-7165 ou pelo e-mail rockcerradorc@gmail.com .
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Texto: TMZ – Artefato Assessoria de Comunicação
E-mail artefato.sim@gmail.com

Moradores do Gama prestigiam o Rock Cerrado na década de 1980.  Crédito da Foto: Arquivo do Rock Cerrado

Gilmar Batista, da banda gamense ARD, precursora do punk / hardcore no DF. A ARD participou do 1º Rock Cerrado em 1986, quando ainda se chamava Stuhlzapfchen Von-N, que em alemão significa “Supositório Nuclear”: mensagem contra a degradação ambiental. Crédito da Foto: Gilmar Batista / Banda ARD

 
O atual símbolo do Rock Cerrado veio da evolução dos primeiros desenhos, feitos há 36 e 31 anos por moradores do Gama. A Produção do festival decidiu premiar uma nova marca em 2020 para mobilizar artistas do mundo todo nas redes sociais. 
Crédito da Criação: Guto e Caumir.