,
Hoje é dia 19 de abril, dia em que celebramos a vida, as culturas, os saberes, a pluralidade e a resistência dos Povos Indígenas!
Os povos que protegem as Florestas e o nosso futuro continuam resistindo às constantes ameaças contra seus direitos, vida e territórios.
Atualmente o “Marco Temporal”, como é conhecida a Lei 14.701/2023, é uma das mais devastadoras ações contra os direitos dos povos indígenas no Brasil.
A Lei do Marco Temporal prevê que os povos indígenas só teriam direito às terras onde estivessem fisicamente até 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição. Porém, ela ignora o histórico de violências, expulsões e remoções forçadas, colocando em risco o direito fundamental dos povos originários, que é o território.
No Dia dos Povos Indígenas de 2024, o ISA faz ecoar as vozes de nossos parceiros históricos através do grito da Apib:
“Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui.”
Indígenas acompanham o julgamento do marco temporal no STF em setembro de 2023.

Há 30 anos lutamos ao lado dos Povos Indígenas na defesa de seus territórios, e vamos seguir em resistência!
“Que nosso dia seja de conquistas e de reafirmação de direitos. Nossa história não começou em 1988. Nossa LUTA é contínua e de muita RESISTÊNCIA!” Joenia Wapichana.
ISA 30 Anos. Socioambiental se escreve junto.

Juliana Batista
Instituto Socioambiental - ISA
Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org