Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

✊🏼🌳 Vitória dos povos do Xingu! Gruta de Kamukuwaká ganha réplica

Quarta, 30 de outubro de 2024


Olá,

Sagrada para o povo Waurá e frequentada pelos povos do Xingu há mais de 10 mil anos para a prática de rituais, a Gruta de Kamukuwaká ganhou uma réplica.

O sítio arqueológico foi excluído do território indígena em 1961, durante a demarcação da Terra Indígena Batovi, no Alto Xingu. Sem proteção, a gruta teve uma parede inteira de inscrições rupestres depredada em ato criminoso em 2018.

Recentemente, lideranças do Xingu lideraram um pedido de alteração do traçado proposto pelo Dnit para a BR-242, que passaria por cima do local sagrado. A proposta das lideranças – aproveitar estradas que já existem na região e desviando de Kamukuwaká – foi aceita pelo Dnit em fevereiro de 2024.


No entanto, com a evidente perda cultural vivida pelos povos do Xingu, pesquisadores espanhóis e as organizações Factum Foundation e People’s Palace Projects propuseram aos indígenas uma réplica da gruta.

Inaugurada no início de outubro de 2024, ela agora serve como local de encontro e ensino para a comunidade indígena, permitindo que a cultura e a história dos Waurá sejam preservadas e transmitidas às futuras gerações.

Durante a inauguração, a Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX) ressaltou a necessidade de uma atuação mais efetiva dos órgãos governamentais para evitar vandalismos e depredações em locais sagrados. O evento contou com a presença de lideranças indígenas, representantes do Instituto Socioambiental (ISA), da Amazon Conservation Team Brasil (ACT Brasil) e de órgãos governamentais.

Confira o vídeo do Projeto Colabora e conheça mais sobre a importância deste patrimônio vivo do Xingu!



   APOIE O ISA   

Socioambiental se escreve junto.


Ivã Bocchini

Instituto Socioambiental (ISA)