Domingo, 23 de março de 2025
Dentre os fatores que estimulam a presença dessas serpentes em áreas urbanas estão o desmatamento do Cerrado e a expansão urbana, além da existência de roedores, em fartura, em algumas áreas urbanas da Capital Federal. Os ratos são os alimentos prediletos dessas cobras. (Foto das redes sociais).
Por Chico Sant’Anna
Conta uma lenda dos povos Kaingang – indígenas naturais do Sul do país -, que as cascavéis são as protetoras das campinas, áreas de campo desprovidas de florestas. Aqui em Brasília, algumas delas parecem estar abandonando o meio rural e se aventurando em áreas urbanas. Na semana que passou, pelo menos quatro delas foram vistas: duas no Park Way, uma no estacionamento traseiro do Park Shopping e outra na garagem do condomínio Living Park Sul. O que estaria acontecendo com essas temidas serpentes?
Famosas pelos seus chocalhos, que avisam potenciais botes, a denominação cascavel é na verdade o nome genérico dado às cobras peçonhentas dos géneros Crotalus. São antigas moradoras do Brasil, no idioma tupi já eram conhecidas como mboi. Embora não sejam as maiores cobras existentes no país – podem atingir até 1,50 m de comprimento –, elas assustam pelo porte e pela fama.
Leia a íntegra
Leia a íntegra