Domingo, 9 de março de 2025
Estudo patrocinado pela Usaid sobre eleições foi publicado em momento turbulento da história recente do Brasil. Por Eduardo Vasco
Do Monitor Mercantil
Por Redação -07:59 - 9 de março de 2025
Urna eletrônica (foto de Edilson Rodrigues, Agência Senado)
Circula em aplicativos de conversas um documento escrito por pesquisadores americanos que faz fortes e graves contestações ao sistema eleitoral brasileiro e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O sistema de verificação do voto está ligado à máquina de votação, o que vai contra as melhores práticas internacionais.”
“Não há praticamente nenhuma forma de partidos políticos ou candidatos contestarem o resultado das eleições, principalmente devido à falta do papel impresso de verificação pelo eleitor.”
Essas são algumas das conclusões de Ben Goldsmith e Holly Ruthrauff, que lideraram o “Informe de estudo de caso sobre o voto eletrônico no Brasil: 1996 até o presente”.
=================
O Blog Gama Livre recomenda a leitura —e a reflexão— da íntegra da excelente e esclarecedora postagem deste domingo (9/março/2025) no site do Monitor Mercantil, sob o título: "Usaid patrocinou estudo que questiona eleições no Brasil." Clique no link e leia.