Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Há algo de podre no ar. Operação OSs: Conselho de Saúde contaminado com conflitos de interesses

Sexta, 8 de julho de 2016
Operação OSs: Conselho de Saúde contaminado com conflitos de interesses

Operação OSs: Conselho de Saúde contaminado com conflitos de interesses

08/07/2016 - 18:21 // Por SindSaúde DF
Primeiro link: veja como se organizam dentro do sistema para corroerem a máquina pública

Em 21 de agosto de 2015, foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal n° 162, a portaria n° 204, que cria um Grupo de Trabalho composto por servidores da Secretaria de Saúde para analisar os modelos de gestão do SUS-DF e de atenção à saúde. Para tal missão foram designados:
Há algo estranho na lista. Renilson Rehem de Souza, Eduardo Luiz Conceição Bermudez, Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior e Sady Carnot Falcão Filho não são servidores da Secretaria de Saúde. O texto contradiz os nomeados.

Entre os nomes o de Renilson Rehem de Souza chama a atenção. Primeiro porque é o superintendente executivo do Hospital da Criança de Brasília, depois é conselheiro no Conselho de Saúde do Distrito Federal e por último, mas mais assustador, é o dono do Instituto Brasileiro de Organizações Sociais de Saúde – IBROSS. Esse é um grande exemplo de conflito de interesses explícito.

Em matéria divulgada essa semana, o portal A Redação (leia aqui) relata o convite do presidente do IBROSS ao governador de Goiás, Marconi Perillo para liderar campanha em defesa das OSs na saúde. “Ninguém melhor que o senhor, governador, para liderar uma campanha tão importante quanto esta, que não visa defender uma organização em si, mas um modelo de gestão”, disse Rehem à reportagem.
O sistema se organiza dentro dele mesmo para consumir dinheiro público, precarizar a cada dia a saúde e o mais grave: desvio de recursos públicos para pagamento de dívidas de campanha ou fazer caixa para a reeleição, como mostram vários meios de comunicação em todo o país.

Ficam as perguntas: qual é a isenção de uma pessoa que deveria defender o atendimento 100% SUS sendo que é presidente do IBROSS? Por que o IBROSS foi fundado em 2015? Seria Renilson um articulador no meio dos conselheiros para convencer a virada de votos contrários, como aconteceu na época do governo Arruda?

Processo – Renilson Rehem entrou na justiça contra o presidente do CSDF, Helvécio Ferreira da Silva, processo n° 2016.01.1.037143-3 [acesse a sentença aqui], no qual não obteve êxito. Com a palavra o Conselho de Saúde.