Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 26 de maio de 2018

Estado assassino; Mesmo com decisão judicial, Mateus não é operado e pode morrer no DF

Sábado, 26 de maio de 2018
Do Metrópoles
Fernando Caixet

Mesmo com decisão judicial, Mateus não é operado e pode morrer no DF


Diagnosticado com transposição dos grandes vasos do coração, menino espera por vaga em UTI para fazer cirurgia

Nascido há pouco mais de uma semana, Mateus luta para sobreviver na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional de Sobradinho (HRS). Diagnosticado com transposição dos grandes vasos, o sangue não chega ao coração com a oxigenação necessária e apenas uma cirurgia poderia garantir ao menino um crescimento saudável.

A recomendação para o procedimento foi feita imediatamente após o parto, realizado no último dia 17, mas a família não conseguiu marcar a cirurgia. No dia seguinte (18/5), a 8ª Vara de Fazenda Pública do DF emitiu ordem judicial para transferência do menino ao Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).

Mesmo diante da determinação judicial, uma semana depois, o bebê segue internado na UTI do Hospital de Sobradinho, sedado e com o organismo funcionando por meio de equipamentos e medicação pesada. Mateus pode morrer a qualquer momento.


======================
Comentário do Gama Livre: Enquanto não se prender governador e secretário de saúde, situações como essa do bebê Mateus não serão resolvidas. Se Mateus vier, por uma infelicidade, a morrer, alguém aqui acha que o governador ou o secretário de saúde pagarão pela morte dele? Nunquinha!