Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 26 de maio de 2018

GDF esnoba creches ofertadas pela União

Domingo, 26 de maio de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

As creches ofertadas pelo governo federal e que o GDF esnoba certamente poderiam alterar este quadro. São estabelecimentos capazes de atender, cada um, 116 crianças em turno integral – 6.496 no conjunto dos 56 creches -, ou o dobro, 232 meninos e meninas, se divididos em dois turnos, totalizando uma cobertura de 12.992 matriculados.

Por
Chico Sant’Anna, com fotos da Agência Brasília

No Distrito Federal, 21 mil crianças na faixa etária de 0 a 3 anos estão sem creches. Na faixa de 4 a 6 anos, são mais 2.400 meninos e meninas que não tem direito a este beneficio. Os dados são do Ministério da Educação e se referem a janeiro de 2017. Mesmo assim, o GDF esnoba uma oferta de recursos para construir 56 creches públicas. A verba é do Ministério da Educação e foi disponibilizada em 2013 e 2014, mas até hoje os estabelecimentos nunca saíram do papel. Com a falha de gestão, os governos Agnelo e Rollemberg, além de não viabilizarem as unidades de ensino infantil, deixaram de injetar na economia local, R$ 81,2 milhões, que seriam repassados pela União, e que poderiam dinamizar a construção civil, a geração de emprego e renda na Capital Federal. Numa cidade onde o desemprego ultrapassa 300 mil pessoas, chega a ser desumano.

Essa é mais uma demonstração da incapacidade de gestão do governo do Distrito Federal em bem utilizar os recursos que são repassados pelo governo federal. A crítica vale tanto para o atual, quanto para o governo passado. Segundo técnicos do Ministério da Educação, para obedecer ao Plano Nacional da educação – PNE, em janeiro de 2017, todas as Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal, deveriam cobrir 100% com o fornecimento de creches às crianças de 4 a 5 anos.